Em cada canto do Ceará

Para acompanhar de perto a realidade de quem vive no interior do Ceará ou mora na área metropolitana de Fortaleza, o mandato do deputado estadual Renato Roseno tem percorrido todas as regiões do Estado. No mapa ao lado, ao clicar nos ícones correspondentes aos municípios, você fica sabendo o que temos realizado durante as viagens.

Todos os munícipios até agora visitados

Alcântaras

4 de abril de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno compareceu à assembleia do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras, na região Norte do Ceará, que reivindicavam reajuste salarial com reposição da inflação e garantia de direitos, como licença-prêmio, anuênios e pagamento justo de adicional de insalubridade.

Amontada

23 de outubro de 2015 - Atendendo a convite da Câmara Municipal de Amontada, o deputado estadual Renato Roseno esteve na cidade para apresentar as ações do mandato durante sessão plenária. Acompanhando o parlamentar, as assessoras Cecilia Feitoza e Érica Pontes.

Aquiraz

9 de abril de 2016 - participação da festa Marco Vivo, do povo Jenipapo Kanindé, e apresentação do partido e filiações.

26 de abril de 2015 - Infraestrutura urbana em questão. O deputado estadual Renato Roseno participou de roda de conversa sobre prédios públicos abandonados e vias públicas precárias e inacessíveis, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Aracati

26 de setembro de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno, a assessora de Cultura, Andrea Bardawil, as assessoras de Meio Ambiente, Érica Pontes e Soraya Tupinambá, e integrantes da equipe de Comunicação, Frida Popp e Lucas Moreira, visitaram a comunidade quilombola do Cumbe e o sítio Canavieira, em Aracati. O mandato realizou uma roda de conversa sobre a mobilização das comunidades, que enfrentam a dominação da área por grandes empresas de carcinicultura e usinas eólicas.

4 de agosto de 2015 - A programação de greve no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Aracati incluiu uma aula pública sobre redução da idade penal, com o deputado Renato Roseno. A atividade fez parte da Jornada 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Aracoiaba

3 de junho de 2017 - À sombra de um Juazeiro estivemos no sábado, 3, no acampamento Hermano Magalhães, em Aracoiaba, conversando sobre a conjuntura política e social atual e o problema fundiário no Brasil. O acampamento Hermana Magalhães é mais um ameaçado de despejo por ordem judicial no Ceará: a permanente ausência de uma robusta política de Reforma Agrária gera conflitos por todo o país. As famílias camponesas desejam sair da condição de pobreza e exploração a que são submetidas historicamente. Uma grande parte migra para médias e grandes cidades. Outras resistem e se organizam na tentativa de terem acesso à terra. Caberia aos governos promover reforma agrária, acesso a crédito para agricultura familiar e evitar conflitos advindos da brutal concentração fundiária. As agências de fomento e financiamento, que são tão "generosas" com as JBS da vida, deveriam rever suas políticas. Elas sempre estão de portas fechadas para quem vive debaixo da lona preta. Nunca o problema fundiário deveria ter sido tratado como questão criminal. Mas nada disso pode acontecer enquanto o estado de exceção imposto pelo golpe não for superado. Por isso, a urgência de nossa solidariedade à Reforma Agrária popular e camponesa!

Banabuiú

12 de setembro - Estivemos no alpendre da Dona Santelms e do Seu Tonhão, na Comunidade da Penha, Distrito de Laranjeiras. A realidade da crise hídrica e os erros de gestão das águas do Açude Banabuiú, com a vazão perdulária para abastecer o agronegócio, exigem nossa atenção. O açude estava com apenas 0,88% da capacidade. Além do deputado estadual Renato Roseno, o mandato esteve representado pelos assessores Antônio Eronilton, Frida Popp, Isabel Cavalcante e Soraya Tupinambá. A viagem foi feita a convite do militante do PSOL em Banabuiú, Emerson Parente.

10 de junho de 2015 - O mandato participou de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica de Banabuiú, cujas comunidades no entorno do açude homônimo contavam com apenas 1% da capacidade hídrica do reservatório.

16 de maio de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno esteve em Banabuiú para atividades de formação política, discutindo com filiados ao PSOL as ações do partido no município e apresentando o trabalho do mandato. O assessor regional para o Sertão Central, Antônio Eronilton, se juntou ao parlamentar durante a atividade.

Barbalha

24 de outubro de 2015 - Nosso mandato esteve em Barbalha para apoiar a luta dos trabalhadores. O deputado estadual Renato Roseno se encontrou com servidores públicos municipais, demonstrando solidariedade aos trabalhadores, em greve há quase 200 dias. A reunião foi realizada no Salão Paroquial da Paróquia de Santo Antônio - Rua Matriz, 43, ao lado da Igreja Matriz. No mesmo dia e mesmo local, o deputado teve uma conversa com os jovens da região. Foi a Plenária com a Juventude, articulada pelo PSOL.

Barro

21 de novembro de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno esteve em Barro, município na região do Cariri, onde participou de debate com servidores municipais na Câmara de Vereadores.

Baturité

No dia 22 de março, participamos em Baturité do seminário "Debatendo ações acadêmicas para os povos afrobrasileiros e indígenas", promovido pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), do IFCE. Em uma roda de conversa com temática "Violência e Juventude", apresentamos o relatório do Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, produzido pela Assembleia Legislativa.

Beberibe

26 de setembro de 2015 - Turismo comunitário, proteção ambiental, enfrentamento à violência e perspectivas para a juventude local. Rendeu assunto a roda de conversa na Praia da Fontes, em Beberibe, com o deputado estadual Renato Roseno e a assessora de Meio Ambiente do mandato, Érica Pontes.

Bela Cruz

8 de abril de 2017 - Debate sobre reforma da previdência, organizado pelo Sindicato dos Servidores Municipais

Canindé

26 de maio de 2017 - Estivemos na Escola do Campo Patativa do Assaré, no assentamento Santana da Cal. Na oportunidade, participamos do debate "Juventude e Violência". O encontro foi mais uma oportunidade de apresentação do relatório "Cada Vida Importa”, do Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. O objetivo era discutir com os jovens do local questões ligadas ao mercado de trabalho, à cultura, à educação e à importância da formação política como instrumento de auto-consciência, auto-organização e auto-libertação.

2016

25 de janeiro

Deputado estadual Renato foi o convidado da aula inaugural do Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Politicas Públicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus de Canindé. O parlamentar deu palestra sobre governabilidade, direitos sociais e políticas públicas.

2015

31 de outubro

A comunidade de Ipueira dos Gomes, em Canindé, reclama da dificuldade de estabelecer interlocução com o Legislativo e o Executivo e manifesta descrédito nas alternativas políticas locais. O mandato do deputado estadual Renato Roseno foi até lá conversar com a comunidade, atendendo ao convite dos moradores.

Depois de constatar que a obra do posto de saúde não foi concluída e saber que os operários estão com salários atrasados, que os poços profundos prometidos não foram executados e que falta quadra esportiva para crianças e adolescentes, o deputado assumiu o compromisso de encaminhar as denúncias aos órgãos responsáveis pelas providências. A reunião foi realizada na sede da associação comunitária e casa de sementes. Além de Renato Roseno, estavam pelo mandato a assessora de Cultura, Andréa Bardawil, e a assessora regional para o Sertão de Canindé, Vânia Vasconcelos.

20 de setembro

O mandato do deputado estadual Renato Roseno participou em Canindé da plenária pré-congressual do PSOL, momento de diálogo, debate e preparação para o V Congresso Estadual do PSOL, que ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de novembro. Além do parlamentar, esteve pelo mandato a assessora regional para o Sertão de Canindé, Vânia Vasconcelos.

29 de agosto

A Associação dos Artesãos de Canindé recebeu o deputado estadual Renato Roseno para o debate sobre direitos da infância e adolescência. Com ele, também a assessora do mandato para a região do Sertão de Canindé, Vânia Vasconcelos.

Cariús

16 de agosto de 2015 - O deputado Renato Roseno, o assessor de Direitos Humanos, Caio Feitosa, e o assessor regional para o Centro-Sul, Alex Lima, estiveram na Câmara Municipal de Cariús, onde conversaram com vereadores e representantes de associações comunitárias sobre o processo de organização e atuação do PSOL e sobre a crise social, política e econômica brasileira.

Caucaia

16 de setembro de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno foi convidado para uma roda de conversa na Escola Marly Ferreira, sobre extermínio da juventude.

18 de agosto de 2015 - Redução da idade penal foi o tema da roda de conversa com Renato Roseno na Escola José Maria Pontes da Rocha, no Parque Tabapuá.

29 de julho de 2015 - A reunião de construção do Instituto de Desenvolvimento do Litoral de Caucaia, em Icaraí, contou com a presença do assessor de Direitos Humanos do mandato, Ernesto Sales.

22 de julho de 2015 - A assessora de Meio Ambiente, Érica Pontes, representou o mandato do deputado estadual Renato Roseno no encontro com as comunidades do Icaraí e da Munguba sobre erosão costeira.

20 de julho de 2015 - O mandato do deputado Renato Roseno esteve mais uma vez na comunidade da Tabuba para debate sobre redução da idade penal com a Juventude Comunidade Shalom. Caio Feitosa, assessor de Direitos Humanos, e Andrea Bardawil, assessora de Cultura, estiveram lá.

4 de junho de 2015 - Na Semana do Meio Ambiente, o mandato do deputado estadual Renato Roseno participou de visita à comunidade indígena Anacé, em Japuara, onde ouviu relatos de agressões cometidas contra o grupo. O mandato também esteve presente em roda de conversa na comunidade Tapeba sobre a demarcação das terras indígenas.

17 de maio de 2015 - O assessor de Direitos Humanos, Caio Feitosa, e a assessora de Cultura, Andrea Bardawil, participaram de debate sobre redução da idade penal com a Juventude Comunidade Shalom, na comunidade da Tabuba.

2 de abril de 2015 - Mandato prestou apoio a indígenas da tribo Anacé, três deles levados à delegacia em Caucaia, sob acusação de ocupação ilegal da área conhecida como Japuara, embora seja um território originariamente pertencente àquela etnia, hoje sob posse de especuladores. Renato Roseno comunicou à Casa Militar do Governo do Estado denúncias de uso de truculência pela Polícia.

4 de março de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno participou de roda de conversa com a etnia Anacé sobre demarcação de terras indígenas, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Crateús

1 de julho de 2017 - Apresentação do relatório "Cada Vida Importa", do Comitê Cearense Pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência

12 de dezembro de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno e a assessora de Meio Ambiente do mandato, Érica Pontes, viajaram a Crateús para o Encontro Regional do PSOL, cujo tema foi "10 anos do PSOL, os desafios da conjuntura nacional e as eleições de 2016". A atividade reuniu representantes do partido em Independência, Ipaporanga, Nova Russas e Tamboril, além de Crateús, e contou com a participação também do assessor regional do mandato para o Sertão de Crateús, Paulo Giovani Andrade.

25 de agosto de 2015 - O Campus de Crateús do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) recebeu o deputado estadual Renato Roseno para uma aula pública sobre direitos humanos dentro da Jornada 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. A atividade foi promovida pelo Comando de Greve Local do IFCE (Campus Crateús), Faculdade de Educação de Crateús - Universidade Estadual do Ceará (Faec-Uece) e Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Crateús. O assessor regional do mandato para o Sertão de Crateús, Paulo Giovani Andrade, acompanhou o deputado durante a atividade.

23 de março de 2015 - O parlamentar do PSOL na Assembleia Legislativa do Ceará esteve em ato público regional sobre a questão da escassez de água, seguido de audiência com autoridades municipais e regionais para exigência de um plano de segurança hídrica. O mandato também esteve representado pelo assessor regional para o Sertão de Crateús, Paulo Giovani Andrade.

22 de março de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno e o assessor regional para o Sertão de Crateús, Paulo Giovani Andrade participaram de atividades de apresentação do PSOL no município.

Crato

5 de agosto de 2017 - Encontro Regional do PSOL do Cariri

5 de maio de 2017 - audiência pública sobre os impactos do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) sobre comunidades tradicionais do Cariri.

14 de dezembro de 2015 - "É necessário ter qualidade no acesso para ter acesso à qualidade nas universidades". O deputado estadual Renato Roseno esteve no Crato para debate promovido pelo Sindicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri (Urca) sobre as reivindicações dos servidores em greve. Durante a atividade, o parlamentar falou sobre qualidade da educação, financiamento das universidades, necessidade de uma política de assistência estudantil, entre outros assuntos.

9 de dezembro de 2015 - Reforma política democrática foi o tema da conferência de abertura da XVIII Semana de Direito da Universidade Regional do Cariri (Urca), com o deputado estadual Renato Roseno. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Cariri.

2 de outubro de 2015 - O mandato do deputado estadual Renato Roseno elaborou e ministrou o minicurso "Água e sustentabilidade sob a perspectiva dos direitos humanos e da sustentabilidade ambiental no século XXI". A atividade fez parte do 5º Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento, na Universidade Regional do Cariri (Urca). Além de um debate na Urca, foi desenvolvida uma atividade de campo nas comunidades Currais do Baixio, Baixio do Muquém e Baixio das Palmeiras. Com o deputado estavam também as assessoras de Meio Ambiente, Érica Pontes e Soraya Tupinambá.

18 de setembro de 2015 - Nosso mandato foi convidado a conhecer no Crato um projeto para fortalecer a luta pela educação infantil. Em defesa do direito da criança ao cuidado e à educação em creches e pré-escolas, estivemos na Associação dos Pais, Padrinhos e Amigos do Projeto Menino Jesus (Apapromeje), no bairro Vila Alta. Na omissão do Estado, surgiu a creche comunitária na década de 1990, que, depois, passou a ter apoio do poder público, mas ainda insuficiente.

21 de agosto de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno participou, na sede do Serviço Social do Comércio - Sesc Crato, de audiência pública para discutir a luta contra a homofobia. Uma realização da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, da qual o parlamentar do PSOL é membro, a audiência pública foi requerida pelo deputado Zé Ailton Brasil (PP).

14 de agosto de 2015 - A Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL) convidou e o deputado Renato Roseno aceitou participar de mais um debate sobre a proposta de redução da idade penal. A atividade foi realizada no Campus do Pimenta, da Universidade Regional do Cariri (Urca).

3 de julho de 2015 - Os estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca) ocuparam o pátio do Curso de Direito para ouvir o deputado estadual Renato Roseno em debate sobre a proposta de redução da da idade penal.

1º de junho de 2015 - Renato Roseno esteve na cidade para audiência pública, solicitada por ele, que debateu os impactos do Cinturão das Águas sobre as famílias que moram nas áreas por onde as obras do projeto irão passar. A assessora de Meio Ambiente do mandato, Soraya Tupinambá, acompanhou o parlamentar durante a atividade.

30 de março de 2015 - Na reunião do Fórum Justiça, no Cariri, Renato debateu as demandas de movimentos por Justiça e Direitos Humanos.

28 de março de 2015 - O deputado Renato Roseno visitou a comunidade Baixio das Palmeiras e constatou a sensação de insegurança vivida pelos moradores, que podem ser removidos pelo projeto Cinturão das Águas.

Icapuí

27 de setembro de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno e as assessoras de Meio Ambiente, Érica Pontes e Soraya Tupinambá, marcaram presença em Icapuí para o debate sobre os impactos da erosão marinha nas praias do município. O mandato conheceu de perto a realidade de comunidades tradicionais litorâneas, como Barreiras, que sofrem com problemas ambientais decorrentes do avanço do mar e com o crescimento do turismo predatório e da especulação imobiliária.

Icó

19 de maio de 2017 - Palestra na IX Semana de Serviço Social da Faculdade Vale do Salgado, que teve como tema "Na luta de classes, não há empate".

5 de junho de 2015 - O mandato do deputado estadual Renato Roseno esteve representado na Semana do Meio Ambiente de Icó. O assessor regional para o Centro-Sul, Alex Lima, compareceu às atividades colocando o mandato à disposição da luta do povo.

Iguatu

20 de maio de 2015 - participação, no Campus Humberto Teixeira (URCA), do projeto "O saneamento básico é condição para superar a injustiça social", lema inspirado nas palavras do Papa Francisco. No seminário, Renato Roseno proferiu palestra com o tema "Contexto do saneamento básico no Ceará". O projeto é uma realização da Pastoral Carcerária em parceria com a Diocese de Iguatu

27 de novembro de 2015 - Palestra sobre reforma política com o deputado estadual Renato Roseno, no Campus da Universidade Regional do Cariri (Urca) em Iguatu, seguida de debate com estudantes. A atividade fez parte da VI Semana de Direito da Urca e contou com a presença do assessor regional do mandato para o Centro-Sul, Alex Lima. O parlamentar também visitou a sede do PSOL em Iguatu, prestes a ser inaugurada.

2 de outubro de 2015 - O mandato do deputado estadual Renato Roseno vem acompanhando as demandas por moradia em Iguatu. Caio Feitosa, assessor de Direitos Humanos, e Patricia Oliveira, assessora jurídica, participaram de uma reunião, no Hotel Diocesano de Iguatu, com o bispo Dom Edson de Castro e a Comissão Brasileira de Justiça e Paz local. Juntos de representantes das ocupações de terrenos por moradia, os assessores do mandato trataram das demandas habitacionais no município.

24 de setembro de 2015 - O assessor regional do mandato para o Centro-Sul, Alex Lima, participou de uma audiência pública na comarca de Várzea alegre sobre o problema da falta d'água e contaminação dos poços profundos e a ausência do dentista no posto de saúde onde está lotado.

15 de agosto de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno visitou a Ocupação As Margaridas, junto do assessor de Direitos Humanos, Caio Feitosa, do assessor do mandato para o Centro-Sul, Alex Lima, e de militantes do PSOL na região, Francilene Cândido e Ronildo Ferreira. O parlamentar conheceu a realidade de cerca de 100 famílias e 600 pessoas dos bairros João Paulo II e Areias. Aos ocupantes ou em entrevistas a veículos de comunicação locais, ele falou da importância de uma reforma urbana que contemple as demandas habitacionais da população, manifestou apoio e solidariedade aos que lutam por moradia digna e se comprometeu a continuar em negociação com a Secretaria das Cidades e demais órgãos estaduais, federais ou municipais para que as reivindicações sejam atendidas. A ocupação, mobilizada sobretudo por mulheres jovens, foi denominada Margaridas em homenagem a Margarida Maria Alves, que viveu e morreu lutando pelo direito à moradia digna.

14 de agosto de 2015 - Debate no Centro Pastoral Santo Antônio sobre redução da idade penal, com o deputado Renato Roseno e o assessor de Direitos Humanos, Caio Feitosa.

31 de maio de 2015 - O mandato fez uma visita à cadeia pública, a convite da Pastoral Carcerária, para ver de perto a situação em que os detentos vivem. Mesmo interditada por causa da superlotação, a cadeia continua em condições muito precárias de funcionamento. Além dos assessores do mandato, Alex Lima e Caio Feitosa, visitaram a cadeia o representante do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, Alef Feitosa, e o militante do PSOL em Iguatu, Ronildo Ferreira.

30 de maio de 2015 - A convite do Coletivo Rua, o mandato promoveu debate em Iguatu sobre a proposta de redução da idade penal. Caio Feitosa, assessor de Direitos Humanos, esteve na cidade para falar sobre o tema.

29 de março de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno participou de atividades de apresentação do PSOL em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. A atividade foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - Sintsef Iguatu.

Independência

22 de março de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno prestigiou a Romaria das Águas e atividade na Escola Família Agrícola (EFA) Dom Fragoso.

22 de março de 2015 - Renato Roseno participou de seminário sobre a descriminalização da juventude.

21 de março de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno participou de atividades de apresentação do PSOL em Independência, no Sertão de Crateús. O momento é o mais adequado para fazer filiações, fortalecer contatos, esclarecer dúvidas sobre as bandeiras de luta e o programa do partido e apresentar o modelo de organização da legenda.

Itapipoca

24 de março de 2017 - Conversa sobre conjuntura no Sindicato dos Trabalhadores Rurais

23 de outubro de 2015 - Mandato foi a Itapipoca para debater em audiência pública as contradições da energia eólica no Ceará. A audiência pública solicitada pelo deputado estadual Renato Roseno foi realizada na Câmara Municipal. Entre os impactos causados pelas usinas eólicas estão o uso intensivo da água na fase de implementação, o desmatamento das dunas fixas e a artificialização da paisagem. Além do parlamentar, participaram também as assessoras Andrea Bardawil, Cecilia Feitoza, Érica Pontes, Frida Popp e Soraya Tupinambá.

23 de outubro de 2015 - Equipe do mandato participa de reunião com filiados ao PSOL e apoiadores do partido. Juntos com o deputado Renato Roseno, as assessoras Andrea Bardawil, Cecilia Feitoza, Érica Pontes, Frida Popp e Soraya Tupinambá.

13 de abril de 2015 - O deputado Renato Roseno participou de atividades de apresentação do PSOL. O momento é o mais adequado para fazer filiações, fortalecer contatos, esclarecer dúvidas sobre as bandeiras de luta e o programa do partido e apresentar o modelo de organização da legenda.

Itatira

20 e 21 de maio de 2017 - Nossa assessora Vânia Vasconcelos esteve em Itatira, participando de uma atividade com a Articulação Antinuclear do Ceará, o Coletivo Urucum, o Núcleo Tramas da UFC, Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e com a juventude de Lagoa do Mato, distrito daquele município. Em pauta, os graves riscos sociais e ambientais da exploração de urânio na localidade.

28 de setembro de 2015 - A audiência pública para debater os mecanismos de enfrentamento à violação de direitos humanos e de promoção de direitos da população LGBT em Itatira foi uma proposta do mandato do deputado estadual Renato Roseno aprovada na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. A atividade ocorreu na Câmara Municipal, após várias denúncias de ameaças e agressões na cidade. O deputado esteve na audiência junto com a assessora regional para o Sertão de Canindé, Vânia Vasconcelos.

22 de junho de 2015 - O mandato do deputado estadual Renato Roseno, por meio da assessora regional para o Sertão de Canindé, Vânia Vasconcelos, esteve representado na abertura oficial da Semana da Diversidade Sexual do Ceará em Itatira.

Jaguaretama

16 de maio de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno participou de atividades de apresentação do PSOL em Jaguaretama. O momento é o mais adequado para fazer filiações, fortalecer contatos, esclarecer dúvidas sobre as bandeiras de luta e o programa do partido e apresentar o modelo de organização da legenda. O assessor regional do mandato para o Sertão Central, Antônio Eronilton, também participou da atividade.

Jaguaribara

23 de novembro de 2015 - "Maioridade penal: redução é a solução?" O deputado estadual Renato Roseno esteve em Jaguaribara conversando com estudantes sobre essa questão. O debate foi realizado no Liceu José Furtado de Macêdo. A atividade também contou com a participação do assessor de Direitos Humanos do mandato, Ernesto Sales.

Juazeiro do Norte

5 de novembro de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno esteve na Faculdade Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte, para mais um debate sobre redução da idade penal.

18 de setembro de 2015 – O deputado estadual Renato Roseno esteve em Juazeiro do Norte como palestrante do 1º Fórum de Direitos Humanos e Cidadania da Faculdade Leão Sampaio, falando sobre redução da idade penal.

3 de julho de 2015 - Foi em Juazeiro do Norte que ocorreu a audiência pública sobre a violência contra a mulher no Ceará. Autor do requerimento para a realização da audiência, o deputado estadual Renato Roseno esteve na cidade junto com a assessora de Direitos Humanos, Isabel Cavalcante.

1º de junho de 2015 - Renato esteve de volta a Juazeiro do Norte para participar de debate na Universidade Federal do Cariri sobre redução da idade penal.

28 de março de 2015 - O deputado estadual participou de debate sobre controle social dos gastos públicos realizado na Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte, na região do Cariri.

28 de março de 2015 - Renato Roseno participou de atividades de apresentação do PSOL. O momento é o mais adequado para fazer filiações, fortalecer contatos, esclarecer dúvidas sobre as bandeiras de luta e o programa do partido e apresentar o modelo de organização da legenda.

Lavras da Mangabeira

19 de setembro de 2015 – O deputado estadual Renato Roseno esteve em Lavras da Mangabeira para participar de reuniões com parceiros.

Limoeiro do Norte

21 de abril de 2017 - VII romaria Zé Maria do Tomé

23 de junho de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno esteve em Limoeiro do Norte para um debate sobre a proposta de redução da idade penal.

21 e 22 de abril - Renato Roseno participou da V Semana Zé Maria do Tomé, em homenagem ao camponês assassinado em 2010 por denunciar os males da pulverização aérea de agrotóxicos na Chapada do Apodi.

Madalena

8 de maio de 2015 - Debate na escola João Sem Terra

Maracanaú

18 de outubro de 2015 - Cadê João Paulo? O mandato do deputado estadual Renato Roseno participou do ato público sobre o desaparecimento de João Paulo Sousa Rodrigues, frentista de 20 anos visto pela última vez no dia 30 de setembro. Três policiais militares foram presos temporariamente, no dia 8 de outubro, suspeitos do sumiço do rapaz. O deputado Renato Roseno e o assessor de direitos humanos Ernesto Sales compareceram ao ato para se juntar às vozes de familiares, amigos e vizinhos por respostas sobre o desaparecimento do jovem e justiça.

1º de setembro de 2015 - 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e a redução da idade penal. O debate com Renato Roseno foi no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Maracanaú.

27 de março de 2015 - Despejo, não! Despejo truculento, menos ainda! O deputado Renato Roseno e a assessora jurídica Talita Furtado compareceram à Ocupação Bandeira Vermelha, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O mandato denunciou despejo violento na ocupação, feito por grupo de homens encapuzados e armados, usando tratores, e de madrugada, por volta das 3h30min. O mandato encaminhou ainda sete ofícios solicitando informações, providências ou apoio sobre constrangimento, abuso de autoridade policial e ação violenta do grupo de segurança privada, além de assédio moral de representantes de imobiliária e da administração municipal.

25 de março de 2015 - O deputado Renato Roseno, a assessora jurídica Patrícia Oliveira e a assessora de articulação política Cecília Feitoza participaram do ato de apoio aos sem-tetos na Ocupação Bandeira Vermelha.

24 de março de 2015 - Mandato participou de manifestação da Ocupação Bandeira Vermelha, reunindo 400 famílias no Centro de Maracanaú para exigir moradia digna e contra as ameaças de despejo ilegal. A assessora de articulação política do mandato, Cecília Feitoza, esteve no ato.

Morada Nova

30 de setembro de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno participou de debate sobre legalização das drogas, em Morada Nova, no Colégio Estadual Maria Emília Rabelo. "Sou a favor de uma outra política de drogas. O proibicionismo resultou em mortes e sofrimento". Na mesa, o professor Airton Lima, o médico Geraldo Talebera, o estudante Jonnys Costa (UJS) e o também deputado estadual Capitão Wagner.

Moraújo

21 de março de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno visitou Moraújo, na região Norte do Ceará, para conhecer e fortalecer a luta da comunidade quilombola de Timbaúba. Ele se prontificou a fortalecer as demandas de titulação fundiária e ampliação do abastecimento d’água junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Palmares, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

Ocara

04 de junho de 2017 - Análise de conjuntura durante o I Encontro Paroquial Igreja e Movimentos Sociais

Orós

27 de novembro de 2015 - Política sobre drogas. O deputado estadual Renato Roseno esteve em Orós debatendo com estudantes e professores sobre o tema em um dos espaços mais tradicionais da cidade, o Clube do Rio Seco.

Pacatuba

23 de agosto de 2015 - Em atividade promovida pelo Comitê para Desmilitarização da Polícia e da Política, o deputado estadual Renato Roseno participou em Pacatuba, na terra indígena Pitaguary, de roda de conversa sobre direitos humanos.

Paracuru

22 de setembro de 2015 - Políticas públicas para a cultura e para a juventude. A roda de conversa foi na Escola de Dança do Paracuru. Convite feito pelo Fórum de Cultura de Paracuru, convite aceito pelo deputado estadual Renato Roseno e pela assessora de Cultura do mandato, Andrea Bardawil.

Quixadá

22 de março de 2017 mandala de Prosa, promovida na noite de ontem em Quixadá pelo Núcleo de Arqueologia e Semiótica do Ceará (Narse), da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc). Em pauta, a discussão sobre o açude do Cedro como patrimônio nacional.

Quixelô

15 de agosto de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno esteve no Instituto Cultural e Econômico de Quixelô, onde falou sobre redução da idade penal. Acompanhado do assessor regional do mandato para o Centro-Sul, Alex Lima, e do assessor de Direitos Humanos, Caio Feitosa, o parlamentar foi até a Comunidade do Gaspar para uma conversa com moradores, que enfrentam o problema da falta d'água.

Quixeramobim

3 de novembro de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno esteve em Quixeramobim para conversar com a juventude em três escolas do município. Pela manhã, o parlamentar trocou ideias com alunos do Ensino Médio do Liceu de Quixeramobim, dentro do projeto ECA na Escola, coordenado pela professora de Sociologia Mônica Fontenele para discussões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. À tarde, ele foi ao distrito de Belém, também para falar com os alunos do Ensino Médio, na Escola de Ensino Fundamental Francisco Lôbo, extensão do Liceu. E à noite, fez o debate com os jovens da Escola de Ensino Médio Dr. Andrade Furtado II, no distrito de São Miguel. O assessor regional do mandato para o Sertão Central, Antonio Eronilton, também participou das atividades.

Quixeré

27 de maio de 2017 - nosso mandato esteve em Quixeré debatendo a conjuntura política atual, em um rico espaço organizado pelo PSOL daquela cidade. Na abertura, uma excelente intervenção da Trupe Motim de Teatro, problematizando nossas relações com a mídia. Nada mais apropriado para o momento presente

Saboeiro

30 de outubro de 2015 - Políticas públicas voltadas para o campo foi o tema da formação organizada pela Cáritas Diocesana de Iguatu no município de Saboeiro e que contou com a participação do mandato do deputado estadual Renato Roseno. Assessores do mandato discutiram com as comunidades questões como crise hídrica, agrotóxicos, agricultura familiar, projetos que beneficiam pequenos agricultores...

O Centro Comunitário Irmã Lúcia recebeu participantes das comunidades de quatro municípios da região - Santarém (Acopiara), Mamoeiro (Cariús), Canafístula, Minador e Santo Agostinho (Jucás), além de Aroeira Ferrada, Baixa Verde, Belo Horizonte, Mucambinho, Lagoa de Dentro, Malhada e Fazenda Nova (Saboeiro).

Entre os participantes, estavam jovens, adultos e idosos, mulheres e homens, agricultores, representantes de associações comunitárias e sindicatos de trabalhadores e integrantes do Grupo de Políticas Públicas de Saboeiro. O mandato do deputado estadual Renato Roseno esteve representado pela assessora de Meio Ambiente, Soraya Tupinambá, e pelo assessor regional para o Centro-Sul, Alex Lima.

Santa Quitéria

16 de novembro de 2015 - O mandato do deputado estadual Renato Roseno esteve em Santa Quitéria para a audiência pública solicitada pelo parlamentar que discutiu os impactos ao ambiente, ao trabalho e à saúde da população local com o projeto de mineração de urânio e fosfato, que pretende se instalar nesse município da região do Sertão Central do Ceará. O projeto visa à exploração da jazida de Itataia para a produção de fertilizantes fosfatados e de concentrado de urânio. Acompanhando o deputado, estiveram presentes pelo mandato Erica Pontes e Soraya Tupinambá, assessoras de Meio Ambiente, Frida Popp, da equipe de Comunicação, Talita Furtado, assessora jurídica, e Vânia Vasconcelos, assessora regional.

10 de julho de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno participou de debate sobre redução da idade penal em Santa Quitéria, na zona Norte do Ceará.

São Gonçalo do Amarante

15 de junho de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno fez parte de uma comitiva de parlamentares que visitou a esteira utilizada para o transporte de carvão mineral dos navios que chegam ao Porto do Pecém até a termelétrica instalada no complexo industrial, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Os parlamentares constataram a presença de resíduos de carvão mineral ao longo do trecho e ouviram depoimentos de moradores do entorno denunciando os malefícios da exposição ao material, via poluição aérea e da água. Junto com o deputado Renato Roseno também estava a assessora de Meio Ambiente do mandato, Érica Pontes.

Senador Pompeu

28 de novembro de 2011 - O deputado estadual Renato Roseno esteve em Senador Pompeu para reunião com a comunidade da localidade do Sítio Lagoa Nova.

Sobral

1 de junho de 2017 - Congresso Internacional Saúde e Sociedade

18 de abril de 2016 - Palestra na abertura da V Semana de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão

1º de dezembro de 2015 - O deputado Renato Roseno esteve de volta a Sobral para a palestra de abertura da VII Semana de Direito da Universidade Vale do Acaraú (UVA). O parlamentar falou sobre o momento político atual e a ofensiva conservadora. A atividade foi realizada no Campus Betânia.

28 de novembro de 2015 - Com um seminário sobre direitos humanos e segurança pública, o PSOL Sobral deu início a uma série de debates para a construção coletiva de uma plataforma política a ser apresentada em 2016. O deputado estadual Renato Roseno esteve na cidade para falar sobre o tema durante a atividade, realizada na Praça Quirino Rodrigues, também conhecida como Praça do Abrigo, no Centro.

Ubajara

31 de março de 2017 - Amanhecemos o dia de luta em todo o Brasil em Ubajara para participar do ato contra o desmonte dos direitos socias e para audiência pública na Câmara Municipal sobre a contrarreforma da Previdência. Nenhum direito a menos! #31M #GreveGeral #31DeMarço

Várzea Alegre

24 de setembro de 2015 - O mandato do deputado estadual Renato Roseno tem acompanhado questões hídricas e sanitárias em Várzea Alegre. O assessor regional do mandato para o Centro-Sul, Alex Lima, participou de uma audiência pública sobre o problema da falta d'água e contaminação dos poços profundos e sobre a ausência de dentista para atender a população no posto de saúde onde está lotado.

19 de setembro de 2015 - Renato Roseno visitou Várzea Alegre para participar de atividades do PSOL no município.

16 de agosto de 2015 - O deputado Renato Roseno visitou o município pra saber sobre a paralisação dos servidores municipais com os companheiros sindicalistas. Acompanhado do assessor para a Região Centro-Sul, Alex Lima, e do assessor de Direitos Humanos, Caio Feitosa, o parlamentar se deslocou até a comunidade do Canindezinho, onde conversou com moradores sobre o problema da contaminação da água do poço profundo que serve à população local. Ele também ficou sabendo que um dentista, que é lotado no posto de saúde da comunidade, nunca atendeu no local. Na comunidade de Juazeirinho, o parlamentar conversou com os moradores, colocando o mandato à disposição. E também conheceu a experiência de uma escolinha de futebol para não deixar as crianças ociosas e incentivar a atividade física.

Viçosa do Ceará

2 de agosto de 2015 - O deputado estadual Renato Roseno foi a Viçosa do Ceará para a 17ª Romaria da Terra e 1ª Romaria das Águas do Ceará, que reuniu grupos e movimentos de várias regiões do Estado. Tema: Territórios - povo irmão, terra e água em nossas mãos. Organização: Comissão Pastoral da Terra do Ceará. As assessoras de Meio Ambiente, Érica Pontes e Soraya Tupinambá, também participaram da atividade.

1
Alcântaras
-3.58889
-40.54556
35
Amontada
-3.49444
-39.57861
2
Aquiraz
-3.90139
-38.39111
28
Aracati
-4.56167
-37.76972
59
Aracoiaba
-4.37111
-38.81417
3
Banabuiú
-5.30972
-38.92056
34
Barbalha
-7.31111
-39.30417
40
Barro
-7.17667
-38.78167
48
Baturité
-4.32861
-38.88472
31
Beberibe
-4.17972
-38.13056
53
Bela Cruz
-3.05056
-40.16778
29
Canindé
-4.35889
-39.31167
24
Cariús
-6.53722
-39.49667
4
Caucaia
-3.73611
-38.65306
5
Crateús
-5.17833
-40.6775
6
Crato
-7.23417
-39.40944
32
Icapuí
-4.71306
-37.35528
36
Icó
-6.40111
-38.86222
7
Iguatu
-6.35944
-39.29861
8
Independência
-5.39639
-40.30861
9
Itapipoca
-3.36167
-39.83167
18
Itatira
-4.52889
-39.62222
10
Jaguaretama
-5.61278
-38.76694
41
Jaguaribara
-5.65806
-38.62
11
Juazeiro do Norte
-7.21306
-39.31528
33
Lavras da Mangabeira
-6.75333
-38.96444
12
Limoeiro do Norte
-5.14556
-38.09806
54
Madalena
-4.85722
-39.57667
13
Maracanaú
-3.87667
-38.62556
39
Morada Nova
-5.10667
-38.3725
14
Moraújo
-3.46667
-40.68056
58
Ocara
-4.49083
-38.59667
42
Orós
-6.24444
-38.91361
30
Pacatuba
-3.98417
-38.62028
26
Paracuru
-3.41
-39.03056
50
Quixadá
-4.97139
-39.01528
23
Quixelô
-6.25444
-39.20194
38
Quixeramobim
-5.19917
-39.29278
57
Quixeré
-5.07417
-37.98861
37
Saboeiro
-6.54194
-39.90667
16
Santa Quitéria
-4.33194
-40.15667
17
São Gonçalo do Amarante
-3.60722
-38.96833
44
Senador Pompeu
-5.58806
-39.37167
43
Sobral
-3.68611
-40.34972
52
Ubajara
-3.85444
-40.92111
25
Várzea Alegre
-6.78889
-39.29583
27
Viçosa do Ceará
-3.56222
-41.09222