Audiência discutiu não concessão de bolsas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP)

20/10/16 10:21

“A implementação imediata das bolsas de pós graduação é de fundamental importância, porque afeta não só o indivíduo, mas toda a estrutura acadêmica e de produção de conhecimento. A gente não ta pedindo favor – isso é nosso direito! Esse é nosso desafio: uma educação pública, gratuita e de qualidade! Que garanta não só a entrada, mas a manutenção dos estudantes nas instituições de ensino.”, declarou, na tarde de hoje (19), a representante do Movimento em defesa dos programas de pós-graduação do Ceará – UECE, Alana Caetano Freira.

Alana esteve presente na mesa de discussões da audiência pública sobre a não concessão de bolsas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), requerida pelo mandato É Tempo de Resistência (deputado estadual Renato Roseno – PSOL Ceará) e realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Estiveram presentes também, à mesa, o presidente da CCTES, deputado Dr. Carlos Felipe; Luiz Drude, diretor científico, representante da FUNCAP, o professor Jorge Herbert Soares de Lira, pró-reitor adjunto, representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o professor Epitácio Macário, professor da UECE e membro do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES – SN), Patrícia Marques de Farias, estudante de pós-graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFC e Misael Torres Martins, representando o Movimento em defesa dos programas de pós-graduação do Ceará – UFC.

“Nós precisamos de mais ciência e tecnologia, de mais ensino superior – e é por isso que precisamos de instituições de fomento e formação. Nós podemos ter um investimento em educação condizente com o nosso desafio: para isso nós precisamos de universidades públicas, de respeito aos profissionais e de estímulo aos estudantes, por meio de bolsas de pesquisa”, afirmou o deputado Renato Roseno, que presidiu a sessão.

“Se você tem o mesmo dinheiro, a mesma verba, durante 20 anos, quer dizer que o Estado está falido, porque não está crescendo nada. Não dá pra falar em estabilidade! A situação em que estamos hoje é por causa da instabilidade: nossos recursos não mudam. Bolsa é a única coisa que não pode deixar de aumentar. Se deixa de aumentar, representa evasão. Tem edital de 2014 que ainda não foi pago. O governo federal foi embora! E a tendência é piorar.” , disse Luiz Drude, da FUNCAP.

“Só para o HUB da TAM, o Governo do Estado quer dar uma isenção da ordem de 1 bilhão de reais. Um nada disso daí resolveria nossos problemas!”, encerrou Misael. Compromisso da audiência, a maior visibilidade e informação sobre os critérios de avaliação na concessão de bolsas e a atuação junto às discussões sobre o orçamento estadual, no sentido de reivindicar aumento da verba destinada às Universidades Públicas.

Áreas de atuação: Educação, Democracia, Economia