Homicídios de adolescentes: Renato apresenta relatório a gestores de Maracanaú

19/10/17 09:59

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência recebeu, nesta quarta-feira (18/10), na Assembleia Legislativa, o prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, e secretários do Município. No encontro, foram apresentadas recomendações para a prevenção de homicídios na juventude da Cidade. O deputado Renato Roseno (Psol), relator do Comitê, chamou a atenção para o crescimento de homicídios dos jovens entre 10 e 19 anos desde 2014, principalmente em sete cidades do Ceará: Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte, Eusébio e Horizonte.

"Maracanaú está em 7º lugar (em homicídios de jovens) entre municípios de 200 mil habitantes do Brasil", informou. Segundo o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) de 2014, a taxa da cidade é de 9,95 assassinatos para cada grupo de mil adolescentes.

O parlamentar salientou também que, após a pesquisa, o Comitê chegou a um conjunto de evidências e recomendações para que os homicídios voltem a cair, sendo que boa parte delas são, principalmente, de responsabilidade dos municípios. "Podemos citar, como exemplo, o abandono escolar. Não podemos deixar esses jovens fora das escolas, pois assim eles acabam indo em caminhos errados", avaliou. Os dados e recomendações estão no relatório "Cada Vida Importa", publicação lançada em dezembro de 2016 como resultado da pesquisa de campo implementada pelo colegiado.

O prefeito Firmo Camurça informou que irá se reunir com o secretariado para debater as recomendações apresentadas pelo Comitê. "Embasado por números e recomendações bem definidas, ficará mais fácil de atuar e evitar os problemas do município. Com ações que já temos em Maracanaú, espero diminuir o quadro da violência com nossos jovens", afirmou.

O secretário da Educação da Cidade, José Marcelo Farias Lima, comentou que uma das ações que o Município tomou, para diminuir a violência entre os jovens, foi a transformação de escolas regulares em unidades de tempo integral "Infelizmente não temos a quantidade de escolas suficientes para dobrar o atendimento. O que nós fazemos é utilizar programas como Mais Educação, fazendo que os alunos passem mais tempo dentro da escola", comentou.

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência já se reuniu também com as prefeituras de Fortaleza e Caucaia e, em breve, deve se encontrar com autoridades de Horizonte. O trabalho é feito em parceria com o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Estiveram presentes no encontro a deputada Fernanda Pessoa (PR) e os secretários da Assistência Social e Cidadania, Glauciane de Oliveira Viana; de Cultura e Turismo, Gerson Cecchini de Souza; e de Juventude e Lazer, Daniel Holanda Baima. (texto produzido pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa)

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Juventude