New York Times destaca violência contra crianças e adolescentes na Capital

18/07/17 10:00

As terríveis estatísticas de violência em Fortaleza e no Ceará seguem chamando a atenção do mundo. Somente este ano, o estado já foi manchete em dois importantes veículos estrangeiros: o jornal britânico The Guardian, que mostrou o caos do sistema socioeducativo cearense; e o portal Vice News, que apresentou os gravíssimos números de homicídios de adolescentes na capital. No último sábado, foi a vez do The New York Times colocar Fortaleza novamente como destaque no noticiário internacional.

Em ensaio assinado por Alejandra Sánchez Inzunza e José Luis Pardo Vieiras, o jornal tratou do tema dos homicídios na América Latina, um dos maiores desafios para as grandes cidades do continente, e destacou a posição da cidade como campeã de mortes entre crianças e adolescentes. "Em 2013, a taxa de assassinatos foi de 268 por cada 100.000 habitantes entre 16 e 17 anos", destacam os autores. "Mas esse mapa da violência letal na cidade forma um arco quase perfeito que cobre apenas as áreas longe da zona turística, onde alguns bairros atravessaram um ano inteiro sem um homicídio sequer".

Quando os pesquisadores visitaram as áreas mais pobres de Fortaleza e perguntaram aos jovens quantos assassinatos eles tinham presenciado, "eles usavam duas mãos para contar", diz o texto. Ainda segundo o ensaio, as taxas são tão altas que ninguém parece mais ficar chocado com as mortes. Os assassinatos se tornaram uma parte "normal" do cotidiano dessas populações. "Durante anos, os governos distorceram estatísticas. Em alguns casos, eles contribuíram ativamente para o problema, usando violência para parar a violência, como no caso de Felipe Calderón e Enrique Peña Nieta no México, país que, uma década depois de militarizar a luta contra o crime, começou 2017 com o maior número de homicídios em sua história", diz o texto.

Confira a íntegra do ensaio: https://www.nytimes.com/2017/07/15/opinion/sunday/latin-america-murder-homicide.html

Confira a matéria do The Guardian: https://www.theguardian.com/global-development/2017/mar/03/brazil-crime-rates-brutal-treatment-young-offenders

Confira matéria da Vice News: https://news.vice.com/es/article/joven-negro-pobre-ellos-victimas-homicidio-fortaleza?utm_source=vicenewsestwmx

Áreas de atuação: Direitos Humanos