Renato visita ocupação dos professores na Câmara de Maracanaú

07/11/17 09:34

Na última segunda-feira (6), o deputado Renato Roseno (PSOL) esteve na Câmara Municipal de Maracanaú manifestando apoio e solidariedade aos professores e professoras do município, que estão em greve há quase 40 dias. A categoria tenta uma mediação dos vereadores no diálogo com a gestão municipal, mas os parlamentares também se negam a recebê-los porque alegam que não há mais o que avançar na negociação com o prefeito.

Na última sexta-feira (03), a Prefeitura de Maracanaú cortou quase 65% do vale-refeição e mais de 90% do vale-transporte. Antes, a gestão municipal já havia reduzido o valor do vale-transporte para todos os servidores públicos municipais – de R$ 16 para R$ 10,30 por dia, o que os professores interpretam como uma retaliação ao movimento grevista. Os professores sofreram ainda o corte salarial proporcional ao período de 14 dias, referente à remuneração de outubro.

"É importante que nos solidarizemos com esses trabalhadores e trabalhadoras da educação. Afinal, quem é que olha para as crianças da classe trabalhadora e da periferia urbana? Quem abre os braços para cuidar dessas crianças senão esses profissionais? Essa devia ser a categoria mais valorizada na sociedade brasileira. Por isso a importância de implantação do PCCR", defendeu Renato.

A prefeitura afirma que a aplicação imediata do PCCR geraria um acréscimo de 8% às contas do município de gastos com pessoal. Por outro lado, a categoria sugere que o prefeito enquadre todos os professores à nova tabela, já que há caso de professores que neste primeiro momento não impactaria diretamente na folha de pagamento, e para aqueles que tem nível para progredir, ascendam de forma gradativa, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal que tanto a prefeitura quer obedecer. (Com informações da assessoria de comunicação do Suprema)

Confira pronunciamento de Renato sobre o assunto

Áreas de atuação: Educação