Solidariedade a professores de Maracanaú e servidores da Adagri e Correios

09/10/17 10:07

Em pronunciamento no plenário na última quinta-feira, 5, Renato Roseno manifestou solidariedade à greve dos professores e professoras de Maracanaú, que lutam pela implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria. Paralisados desde o último dia 3 de outubro, os servidores querem que o atual prefeito Firmo Camurça (PR) cumpra a promessa de campanha e implante o PCCR defendido pela categoria.

No final do ano passado, a Câmara Municipal aprovou um plano que trazia muitas alterações em relação à proposta feita pelos trabalhadores e que acabou ficando condicionado à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “O que levou à greve foi a Prefeitura ainda não ter implantado o PCCR do Magistério, instrumento que garante, entre muitos outros pontos, a valorização do trabalho, além de remuneração por nível de escolaridade”, diz a carta enviada pelos professores ao povo de Maracanaú.

Segundo os professores, o fato de o plano aprovado pela Câmara ter ficado condicionado à LRF impede sua implementação já que a gestão está acima do limite de gastos com pessoal. “Não se vê nenhum movimento do poder executivo em mudar tal quadro para poder implantar o plano, ou seja, adequar suas receitas de forma a aplicar a medida”, afirma o documento divulgado pelo Sindicato Unificado dos Profissionais em Educação no Município de Maracanaú (Suprema).

Para Renato, a greve é vitoriosa porque já conta com amplo apoio da população de Maracanaú e de outras categorias profissionais. “No Ceará, e no Brasil como um todo, há trabalhadores e trabalhadoras lutando por melhores condições de trabalho, contra o desmonte da proteção social, contra as reformas contrárias aos interesses das maiorias sociais no Brasil”, afirmou o deputado.

Renato também prestou solidariedade à paralisação dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e dos Correios, que também estão lutando por melhores condições de trabalho e remuneração. "Há muitos ataques contra os direitos sociais, mas há também muita luta e muita resistência contra esses governos que querem transferir o custo da crise para os trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou. (Foto: Divulgação)

Confira o pronunciamento http://bit.ly/2ybTe2Y

Áreas de atuação: Trabalho