Reunião na Sesa aprova protocolo de prevenção de homicídios de adolescentes

21/03/17 19:15

Representantes do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência se reuniram hoje à tarde com o secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi. Entre os pontos de discussão e encaminhamentos, o grupo aprovou a elaboração de um protocolo de prevenção pela Sesa, a instituição de um comitê de investigação no âmbito da política estadual de Saúde para as mortes de adolescentes e a ampliação do programa Saúde na Escola.

Segundo Renato Roseno, relator do Comitê, a ideia é instituir um protocolo de prevenção aos homicídios entre as diversas secretarias sociais em nível estadual e municipal. Além de Renato, também estiveram presentes à reunião, a equipe técnica do Comitê e a professor Carla da Escóssia, da coordenação do programa Ceará Pacífico.

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência foi instalado no início do ano passado com o objetivo de desenvolver um trabalho de pesquisa que identifique as trajetórias de vida de jovens que foram assassinados ou praticaram homicídios no período de 2014 a setembro de 2015. O trabalho tem a coordenação técnica do Unicef na realização de pesquisas de campo, seminários e audiências públicas. O comitê levantou dados junto a diversas entidades e instituições e realizou entrevistas e levantamento de informações junto a famílias, comunidades e instituições que assistem os jovens, além de conversas com os próprios adolescentes.

Para Renato, somente entendendo as causas da violência será possível elaborar políticas de prevenção e tentar reverter um duro quadro social que coloca Fortaleza como líder do ranking das mortes de adolescentes entre 10 e 19 anos. O resultado do estudo foi reunido no relatório do Comitê, disponibilizado aqui no em nosso site (ver seção "Materiais Gráficos").

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Saúde, Adolescência