Projeto quer criar memorial em homenagem às vítimas do coronavírus no Ceará

03/06/20 17:00

Começou a tramitar hoje na Assembleia Legislativa um projeto de indicação (PI 74/2020) de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) que propõe a instituição de um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus no estado do Ceará. A proposta prevê que a Secretaria da Cultura (Secult) ficaria responsável pela implantação do espaço físico do memorial e pela gestão do equipamento.

De acordo com Renato, a ideia é registrar historicamente os óbitos e oferecer ao povo cearense e aos familiares e amigos de vítimas da COVID-19 um local de luto e de homenagem. O projeto também prevê homenagem aos profissionais de saúde que desempenharam serviço no tratamento dos acometidos pela doença e no enfrentamento à pandemia. As despesas correriam por conta das dotações orçamentárias da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

"O objetivo do memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus no estado do Ceará é impedir que a dor de centenas de famílias cearenses caia no esquecimento. Seus nomes e suas fotos ficarão expostas em locais apropriados para eternizar um capítulo doloroso da história dessa geração", explica Renato na justificativa do projeto.

O memorial deverá reunir informações como nome completo e fotografia de cada uma das vítimas, bem como datas de nascimento e de óbito e uma breve biografia. "São vidas ceifadas bruscamente. São projetos, planos e sonhos desfeitos para sempre. Nada será capaz de compensar essa tragédia que se abateu sobre a humanidade. Aos que ficam, cabe a continuação da vida, o reconhecimento e a homenagem às trajetórias de vidas interrompidas", defende Renato. (Texto: Felipe Araújo / Foto: Agência Brasil)

[+] Saiba mais: Confira aqui a íntegra do projeto

Áreas de atuação: Saúde, Cultura