Plebiscito sobre reestatização da Coelce/Enel: quem tem medo de ouvir o povo?

13/07/17 11:17

O mandato É Tempo de Resistência, do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), vai realizar uma audiência pública para discutir a proposta de plebiscito sobre a reestatização da empresa de energia elétrica do Ceará, antiga Coelce e atual Enel. No último mês de junho, o projeto de Decreto Legislativo de autoria de Renato, que tramita desde 2016 na Assembleia, recebeu parecer favorável do relator da matéria, deputado José Sarto (PDT). Na última terça-feira, o parlamentar do PSOL retirou a proposta da pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa para que ela não fosse derrotada pela base do governo Camilo Santana, que tem se mostrado majoritariamente contrária à ideia.

"Os constantes aumentos e a má qualidade dos serviços puseram em suspeição a eficácia dessa privatização para uma maioria significativa dos cearenses. Dessa forma, pensamos ser necessária um ampla consulta ao povo, para que esse decida sobre a oportunidade ou não da reversão dessa privatização", justifica Renato. Para o deputado, 18 anos após a privatização, o processo de venda da empresa não surtiu os efeitos prometidos. O aumento da lucratividade da empresa se deu às custas da piora das condições de trabalho de seus funcionários e do fechamento de agências no Interior, ao mesmo tempo em que o dinheiro levantado com a privatização não foi efetivamente revertido em favor dos serviços públicos e da qualidade de vida da população.

"No meio de uma crise de esgotamento do sistema representativo, seria muito bom aprovar o primeiro plebiscito na história recente do estado e sobre um tema tão relevante como é a concessão dos serviços de energia elétrica", defende Renato. "Mas a bancada governista já quer derrotar o projeto na Comissão de Constituição e Justiça antes de ir a Plenário. Quem tem medo de ouvir o povo? Que a sociedade decida. Por fim, o projeto prevê que o plebiscito se realize em conjunto com uma eleição, ou seja, não haveria custo algum". O objetivo, segundo o parlamentar, é voltar a apresentar o projeto de Decreto Legislativo após a realização da audiência pública, ainda sem data definida. (Foto: Divulgação)

Áreas de atuação: Serviço Público