Sessão solene homenageia Grupo Resistência Asa Branca (GRAB)

07/06/17 10:00

“Em uma sociedade na qual, a cada 26 horas, uma pessoa é barbaramente assassinada, com requintes de crueldade, em razão da transfobia, não podemos dizer que vivemos plenamente uma democracia”. A fala é de Chico Pedrosa, presidente do Grupo Resistência Asa Branca (GRAB), entidade que foi homenageada na noite da última terça-feira, 6, em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. pelos seus 28 anos de ativismo nas causas LGBT e das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Foram condecorados na ocasião, simbolicamente, os militantes José Rocha Filho (o Rochinha), José Raimundo Ferreira Costa Neto, Maria Madalena Ferreira do Nascimento e Elísio Loyola. O requerente da sessão solene, deputado Renato Roseno (PSOL), destacou que a homenagem ao GRAB é uma homenagem “ a todos aqueles que resistem, que ousam, que amam. É uma homenagem à militância, àqueles que desejam ser livres. A todos que emprestam ou emprestaram à causa LGBT a sua luta e sua coragem”.

Em sua trajetória, o GRAB acumula inúmeras ações de formação sobre diversidade sexual e de gênero, de prevenção ao HIV/AIDS, criação e controle de políticas públicas que garantam os direitos de toda a população homoafetiva, transexual e travesti, bem como a realização, desde 1999, da Parada pela Diversidade do Ceará. “É emocionante e uma felicidade muito grande poder estar aqui parabenizando e homenageando o ativismo do Grupo Resistência Asa Branca. Nesses 28 anos a gente celebra muito, mas não podemos deixar de lembrar que nossa luta contra a LGBTfobia é todo dia”, defendeu Labelle Rainbow, representante do Fórum Cearense LGBT.

Para Renato, um outro mundo, mais tolerante e solidário à diversidade de amores e afetos, é não apenas possível, mas necessário e urgente, “O mundo que queremos é aquele onde cabem todos – homens e mulheres de todas as cores, de todos os gêneros, de todas as orientações sexuais. Todos seremos mais felizes em um mundo no qual não haja preconceito nem discriminação”.

Áreas de atuação: Direitos Humanos