Agrotóxicos: mulheres agricultoras têm risco 60% maior de desenvolver câncer de mama

07/01/25 11:00

Revista The Lancet, uma das mais prestigiadas revistas médicas do mundo, publicou estudo do grupo de Pesquisa do Laboratório de Biologia de Tumores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), que comprova que a exposição aos agrotóxicos causa incidência e risco de metástase aumentados em mulheres agricultoras.

Áreas de atuação: Agrotóxicos, Meio ambiente

Pulverização com drones: centenas de entidades repudiam apoio do governador a projeto

19/12/24 11:00

Quase duas centenas de movimentos sociais e organizações da sociedade civil já se manifestaram contra o projeto de lei em tramitação na Assembleia que flexibiliza a Lei Zé Maria do Tomé e autoriza a pulverização aérea de agrotóxicos com o uso de drones no Ceará.

Áreas de atuação: Agrotóxicos, Meio ambiente

Pulverização aérea: agrotóxicos aumentam em 27 vezes o risco de câncer, diz estudo da UFC

17/12/24 17:00

Um trabalhador rural que é exposto a agrotóxicos por meio da pulverização aérea tem vinte e sete vezes mais chance de desenvolver algum tipo de neoplasia do que um agricultor que não teve contato com o veneno. A denúncia é de um grupo de pesquisadores vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Áreas de atuação: Agrotóxicos, Meio ambiente

Mandato fecha 2024 com oito leis aprovadas, 18 sessões solenes e 28 audiências

13/12/24 16:00

O ano de 2024 vai chegando ao fim. E, com ele, mais uma jornada de muitas lutas do nosso mandato dentro e fora do parlamento. Neste material, oferecemos a vocês um breve balanço deste que foi o nosso décimo ano de trabalho na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Áreas de atuação: Política

Prêmio Frei Tito faz homenagem póstuma a Zé Maria do Tomé

10/12/24 13:00

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene, nesta segunda-feira (09/12), para a entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar, do ano de 2024, a José Maria Filho, conhecido como Zé Maria do Tomé (in memoriam) e ao Movimento 21.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Urânio em Itataia: povos indígenas cobram protocolo de consulta prévia

06/12/24 18:00

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou uma audiência pública, nesta sexta-feira (06/12), por meio da Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Renato Roseno (Psol), para a apresentação do Protocolo de Consulta Prévia do Movimento Potigatapuia, composto pelas etnias Tabajara, Potiguara, Tubiba-Tapuia e Gavião. O debate se voltou para a Mina de Itataia, em Santa Quitéria, onde se pretende realizar a exploração de urânio e fosfato.

Áreas de atuação: Indígenas

Nota de repúdio contra uso de drones na pulverização de veneno

06/12/24 17:00

Não podemos tolerar um retorno à lógica que prioriza o lucro do agronegócio em detrimento da saúde e vida da população. É inadmissível que o governador, coautor da lei e militante forjado nas lutas do campo, se alinhe a interesses que ameaçam a vida dos cearenses.

Áreas de atuação: Meio ambiente

Audiência marca lançamento do Observatório Justiça e Democracia

06/12/24 12:00

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quinta-feira (05/12), audiência pública para promover o lançamento do Observatório Justiça e Democracia, criado pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).

Áreas de atuação: Democracia, Justiça

Prêmio Frei Tito 2024 celebra memória e luta de Zé Maria do Tomé

05/12/24 12:00

O ambientalista e líder camponês Zé Maria do Tomé (in memoriam) e o Movimento 21 de Abril - M21 serão os homenageados com o Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos de 2024.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Redução de jornada dos servidores: emenda de Renato garante remuneração integral

03/12/24 23:00

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, durante a sessão plenária desta terça-feira (03/12), projeto de lei que trata sobre a redução de até 50% da carga horária de servidores públicos estaduais que possuam cônjuge, filhos ou dependentes com deficiência.

Áreas de atuação: Serviço Público