Roseno lamenta agressões do DJ Ivis à ex-esposa Pamella Holanda

19/07/21 09:22

O deputado Renato Roseno (Psol) repudiou, durante o primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (15/07), as agressões físicas sofridas por Pâmella Holanda pelo ex-marido, DJ Ivis. A ex-mulher divulgou nas redes sociais um vídeo em que o DJ a agredia, na frente da filha de nove meses. A publicação causou comoção, e o artista foi preso na quarta-feira (14/07).

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Emendas de Renato à LDO reforçam transparência e priorizam gastos sociais

16/07/21 15:00

A Assembleia Legislativa aprovou, durante votação da sessão plenária desta quinta-feira (15/07), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022, encerrando assim o primeiro semestre legislativo do ano. Duas emendas de Renato foram aprovadas.

Áreas de atuação: Política, Transparência

Debate na AL destaca intersetorialidade nas políticas públicas da gastronomia cearense

14/07/21 10:53

A Comissão de Cultura e Esportes da Assembleia Legislativa do Ceará reuniu, nesta terça-feira (13/07), representantes de secretarias estaduais, de instituições públicas, universidades, movimentos sociais, comunidades tradicionais e ONGs para debater o projeto de lei que institui o Programa Estadual da Gastronomia e da Cultura Alimentar e cria o Programa Ceará Gastronomia, em tramitação na Casa.

Live discute retorno seguro às atividades presenciais nas escolas cearenses

13/07/21 12:00

"Relatório de Monitoramento das Escolas Públicas da Rede Municipal de Fortaleza" avaliou as condições para o retorno seguro ao ensino presencial no contexto da pandemia da COVID-19. Documento será tema de live nessa quarta-feira (14), às 19h, pelo perfil do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH) no Youtube.

Áreas de atuação: Educação

Mais do que nunca, é preciso defender a democracia contra os ataques de Bolsonaro

09/07/21 19:00

Nota oficial do deputado estadual Renato Roseno sobre os acontecimento recentes em Brasília e os ataques de Bolsonaro ao processo eleitoral e à democracia

Áreas de atuação: Política

Emendas que tratam do CPRaio e do programa Proteger são aprovadas nas comissões

07/07/21 13:00

Na manhã desta quarta-feira (7), as comissões temáticas da Assembleia Legislativa aprovaram nove emendas de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) a mensagens do governo que tratam do Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) e do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO).

Áreas de atuação: Segurança pública

Audiência aponta retrocessos na lei que altera regras para concessão do BPC

04/07/21 10:27

Entre os encaminhamentos resultantes da audiência pública estão encaminhar informações aos órgãos internacionais, protocolar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), pressionar as bancadas federais e elaborar materiais educativos para informar a população sobre o tema.

Áreas de atuação: Pessoas com deficiência, Direitos Humanos

Artigo: a mentira e a manipulação reacionária voltam a atacar no Ceará

02/07/21 10:00

Em artigo publicado no portal Brasil de Fato, o deputado estadual Renato Roseno analisa como interessa à extrema-direita um ambiente digital de proliferação de farsas que não passem pelo crivo da realidade

Áreas de atuação: Democratização da comunicação, Estado laico

Movimento LGBTQIA+ pressiona por retomada do Centro de Referência Janaína Dutra

01/07/21 20:00

Após ocupação do Centro de Referência Janaína Dutra, em Fortaleza, integrantes de movimentos LGBTQIA+ conseguiram se reunir com o prefeito José Sarto, que se comprometeu a retormar o funcionamento do equipamento em sua integralidade e executar o orçamento previsto para 2021.

Áreas de atuação: Diversidade sexual, Direitos Humanos

Relatório divulga saldo de inspeções realizadas em escolas municipais

01/07/21 13:19

Elaborado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Ceará (CEDDH), documento é fruto de inspeções realizadas em escolas da rede municipal em maio deste ano. Dados apontam para falta de infraestrutura, de ventilação, de acessibilidade e até dificuldade de acesso à água.

Áreas de atuação: Educação, Infância