Ocupação Carlos Marighella: uma trajetória pelo direito à moradia

23/11/20 13:19

"Aqui dentro temos pessoas dignas, mulheres e homens que lutam por moradia. Queremos um olhar humano e sensível sobre nós, quem deseja ficar embaixo de uma lona dessa?". A fala embargada é da dona de casa, Márcia Lopes, 38, uma das moradoras da Ocupação Carlos Marighella, localizada no bairro Mondubim, em Fortaleza.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Moradia

Um olhar no futuro: a representatividade como uma possibilidade e respiro com a mandata Nossa Cara

20/11/20 09:44

No dia da Consciência Negra, 20 de novembro, trazemos a história de quem está em uma das linhas de frente desse grito de força: Lila, Adriana e Louise, as co-vereadoras que compõe a mandata eleita Nossa Cara, a primeira mandata coletiva a Câmara Municipal de Fortaleza

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Mulheres, PSOL

Comissão de Direitos Humanos trata sobre violência policial no Estado com vice-governadoria

19/11/20 15:32

A Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, juntamente com outras entidades da sociedade civil que atuam em defesa dos direitos humanos, se reuniu com a vice-governadora Izolda Cela para tratar sobre o enfrentamento à violência policial no Estado. A reunião se deu após o envio de uma carta aberta da CDHC juntamente com outras 40 instituições ao governador do Estado, Camilo Santana, tratando sobre homicídios e mortes por intervenção policial.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Oficina sobre orçamento público prioriza acesso à informação e participação popular

18/11/20 10:58

Na noite dessa terça-feira, 18, 35 pessoas dedicaram seu tempo para discutir e debater sobre orçamento público, durante a oficina "Aprendendo sobre orçamento público e seus efeitos", realizada pelo mandato É Tempo de Resistência e ministrada pela advogada e assessora jurídica do mandato, Geovana Patrício.

Áreas de atuação: Participação popular, Democracia, Transparência

Cinco anos da Chacina do Curió: a trágica memória de um crime que ainda aguarda por justiça

12/11/20 09:03

A maior chacina da história do Ceará, a chamada “Chacina do Curió”, está completando cinco anos. São cinco anos de um crime brutal que aguarda punição. Cinco anos de espera por justiça por parte das mães e parentes das vítimas. Cinco anos ao longo dos quais a violência contra jovens e adolescentes no Ceará vem revelando a face perversa da indiferença do poder público.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Adolescência, Justiça

Ciclo Orçamentário: Contribua com propostas para um Ceará feito por você

05/11/20 15:09

A partir desta quinta-feira,05, você pode contribuir com propostas para o aperfeiçoamento do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA), sugerindo emendas para o orçamento público do Estado para o ano de 2021. O envio de sugestões pode ser realizado até o próximo dia 19 de novembro, por meio de formulário. O mandato É Tempo de Resistência, do deputado Renato Roseno (PSOL), prioriza um processo de construção coletiva, procurando democratizar a destinação dos recursos previstos no orçamento estadual.

Áreas de atuação: Participação popular, Transparência, Serviço Público

Comissão de Direitos Humanos agora conta com "Zap da Cidadania"

03/11/20 13:00

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania agora conta com o Zap da Cidadania, um canal de comunicação direito com a população para o recebimento de denúncias de violações de direitos individuais e coletivos. O número (85) 99952.4700 está disponível para atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Áreas de atuação: Direitos Humanos

Inconstitucionalidade da isenção de impostos para agrotóxicos começa a ser julgada pelo STF nesta sexta-feira (30)

29/10/20 15:18

Cofres públicos deixam de arrecadar R$ 7,8 bilhões com a redução de ICMS e isenção total de IPI para aquisição de agrotóxicos. Organizações sociais questionam essencialidade dos agrotóxicos

Áreas de atuação: Saúde, Economia, Meio ambiente

Moradia de famílias do Alto da Paz, em Fortaleza, é tema de reunião com Habitafor

29/10/20 10:24

A situação de moradia das famílias do Alto da Paz, no bairro Vincente Pinzon, em Fortaleza, foi pauta durante reunião do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) com a secretária municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza, Olinda dos Santos, realizada na última quinta-feira, 29. O momento contou com a presença de representantes da Associação de Moradores do Alto da Paz e do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA).

Áreas de atuação: Moradia, Direitos Humanos

Emendas modificativas aprovadas redefinem participação representativa no Conselho Estadual de Segurança Pública

23/10/20 11:11

Trabalhar com pesquisas e dados é imprescindível para o fortalecimento de uma política pública. Nessa perspectiva, na manhã desta quinta-feira, 22, foram aprovadas duas emendas modificativas, apresentadas pelo mandato “É Tempo de Resistência”, para a presença de representantes do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e das universidades, ou centros de pesquisa, no Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado.

Áreas de atuação: Democracia, Segurança pública