O nosso site está no ar, mas continua em fase de programação para procurarmos atender aos critérios de acessibilidade, tão importantes para garantir a inclusão de pessoas com deficiência ou com restrições físicas permanentes ou temporárias entre os usuários da página.

A acessibilidade na web significa criar as condições para superar as dificuldades de quem apresenta algum tipo de deficiência ou limitação para entrar na internet. As soluções devem permitir que o usuário da rede mundial de computadores seja capaz de acessar e entender os conteúdos, navegar pela página e interagir com ela de maneira efetiva, além de criar os próprios conteúdos para a web.

Por enquanto, o nosso site já está acessível às pessoas com baixa visão ou cegas que tenham leitor de tela, programa de computador que interpreta os conteúdos, apresentando-os através de um sintetizador de voz ou impresso em Braille. O tamanho das letras da nossa página também foi definido para facilitar a leitura por quem tem deficiência visual baixa.

Em breve, teremos um site com mais recursos que ampliem e aperfeiçoem as possibilidades de acesso para pessoas com baixa visão ou cegas e que possibilitem a acessibilidade para pessoas com baixa audição ou surdez, pois nosso conteúdo também contempla materiais audiovisuais.

Os recursos de acessibilidade são uma conquista para a sociedade em geral, pois beneficia as pessoas com deficiência e também quem apresente algum tipo de restrição provisória ou em função da idade, como alguém com um braço imobilizado ou uma pessoa idosa que pode não ter a mesma destreza e a mesma capacidade motora, auditiva e visual de um jovem para utilizar os equipamentos tecnológicos.

Para nós, a inclusão é fundamental para combater a desigualdade e promover a igualdade em todos os aspectos da vida em sociedade. E para garantir a inclusão das pessoas com deficiência, compreendemos a importância de ultrapassar as barreiras físicas, econômicas, sociais e também tecnológicas, disponibilizando mecanismos quem ofereçam as mesmas oportunidades para todos: a acessibilidade.

Saiba mais sobre acessibilidade na internet

Muitas pessoas, para poderem desfrutar dos serviços oferecidos, precisam que as páginas da web que os disponibiliza sejam codificadas dentro de determinados padrões, para que possam oferecer um acesso que sirva para o maior número de usuários possível. Esse é o objetivo de se fazer acessibilidade na web.

Acessibilidade na web não é só para pessoas com deficiência visual, ou qualquer outro tipo de deficiência, mas para um número de pessoas cada vez maior, tanto quanto se expandam as diferentes formas de utilização e acesso à web.

Uma versão acessível e comum a todos é a mais prática e recomendável de ser realizada, incorrendo na inclusão digital de todas as pessoas no mesmo espaço e com as mesmas informações.

O leitor de tela é um programa que interpreta os conteúdos do código e os apresenta através de um sintetizador de voz ou impresso em Braille. Ele, em verdade, não lê a tela, mas o código por trás dela, interpretando os elementos e atributos seqüencialmente conforme sua leitura, de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Essa leitura do código transforma-se em linguagem inteligível para o ouvinte, não só lendo o que seja realmente o texto, como descrevendo os elementos existentes na página, como imagens, links, formulários, tabelas etc. Quando ele passa por um link que contém uma imagem, ele descreve: "link" e "gráfico". Se no elemento de imagem houver o atributo ALT, ele complementa a narração dos elementos com o conteúdo textual que estiver dentro do atributo. Assim, se passarmos por um link com imagem, onde a imagem tenha escrito "Quem Somos" e houver o atributo ALT com o mesmo texto, ele disponibilizará: "gráfico", "link" "Quem Somos" audivelmente ou em Braille, por exemplo. Temos de observar que ele falará, em verdade, o conteúdo do atributo ALT e não o desenhado na imagem e que, para quem vê parece ser texto. Todo texto em imagem não é um texto real, mas desenhado, como poderia ser qualquer outro desenho.

Os leitores de tela não são em Braille ou possuem som. Eles somente carregam em uma área temporária sua interpretação do código. Fica a cargo dos sintetizadores de voz ou displays Braille que essa interpretação se torne audível ou tátil.

Fonte: www.acessibilidadelegal.com