Boletim Informativo #12 2018

23/05/18 11:00

Quase mil jovens foram assassinados no Ceará em 2017, aponta novo relatório

Texto alternativo

Durante o ano de 2017, 981 adolescentes foram mortos no Ceará. Desse total, foram 414 em Fortaleza. Esses dados constam do último relatório de atividades do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA), divulgado na terça-feira (22). A publicação traz também um boletim epidemiológico que mapeia essas mortes por bairros na capital cearense.

De acordo com levantamento da Célula de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Bom Jardim e Jangurussu são os bairros que lideram o ranking dos homicídios de adolescentes na Capital - cada um com 31 assassinatos de meninos e meninas de 10 a 19 anos em 2017. Barra do Ceará, Mondubim e Prefeito José Walter também aparecem no topo da lista.

[+] Saiba mais

Movimentos sociais de luta contra a AIDS realizam seminário e fazem denúncias ao poder público

Texto alternativo

A atual conjuntura da AIDS no Ceará, o avanços e retrocessos das políticas públicas voltadas para a doença e as razões da permanência da letalidade por AIDS no Ceará. Esses e outros temas foram abordados no Seminário CandleLight, promovido pelo Fórum do Movimento Social da Luta Contra a AIDS no Ceará na última sexta-feira, no Hotel Amuarama, em Fortaleza. O seminário acontece anualmente na semana que antecede o terceiro domingo do mês de maio, quando é realizada a vigília em homenagem às pessoas que morreram em decorrência da Aids.

Participaram do encontro, representantes da Secretaria de Saúde do Estado e de Fortaleza; da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do estado do Ceará (COASF), órgão responsável pela logística dos medicamentos antirretrovirais no Ceará; e da seção cearense da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS (RNP-CE). Vando Oliveira, coordenador administrativo da RNP/CE e secretário nacional da RNP Brasil apresentou histórico das conquistas e das dificuldades enfrentadas por pessoas com HIV/Aids

[+] Saiba mais

//// MANDATO COMPARTILHADO

Deputados do PSOL fazem prestação de contas na Praça do Ferreira

Texto alternativo

Os mandatos dos deputados estaduais Nestor Bezerra e Renato Roseno realizaram na tarde da última terça-feira uma prestação de contas na Praça do Ferreira. No último mês de fevereiro, Nestor assumiu a vaga de Renato na Assembleia Legislativa e vai exercer o mandato até o próximo mês de junho, quando Roseno retorna ao parlamento. Os dois deputados distribuíram materiais gráficos com um resumo de suas atuações parlamentares e levaram à praça as discussões que estão na ordem do dia das lutas sociais. “Nós queremos fazer dos nossos mandatos instrumentos de luta para a classe trabalhadora. Por isso, estamos vindo a público mostrar a população o que temos feito ao longo desses três meses”, destacou Nestor.

[+] Confira as falas de Nestor e Renato durante a prestação de contas

//// ACONTECEU

Juventude: Renato apresenta relatório em Quixeré

Texto alternativo

“Nós não podemos naturalizar a evasão escolar. É preciso que o poder público faça a busca ativa. O abandono da escola surge como um sinal de alerta ao aumento da vulnerabilidade dos adolescentes ao homicídio”. Em conversa com os alunos e alunas das escolas EEM Gov. Manoel de Castro Filho e EEM Joaquim Rodrigues de Lima, na cidade de Quixeré, na última quarta-feira, Renato Roseno tratou do relatório Cada Vida Importa, do Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, que destaca o abandono escolar como uma das principais evidências relacionadas ao problema dos homicídios de adolescentes.

Unilab: Movimento Cada Vida Importa promove seminário

Texto alternativo

Com uma diversidade de temáticas e interlocutores, o 3º seminário do Movimento Cada Vida Importa reuniu, na quinta-feira (17), dezenas de estudantes, professores e representantes de coletivos e movimentos sociais para discutir estratégias de prevenção aos homicídios na juventude, que atinge especialmente jovens negros e moradores da periferia urbana. Esta edição ocorreu na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e trouxe o tema “Desafios para superação da violência: insegurança, extermínio da juventude negra e direito à cidade”.

[+] Saiba mais

//// EXTRA

Debate: Atualidade do pensamento de Marx

Texto alternativo

O mandato do deputado estadual Nestor Bezerra (PSOL), o Grupo de estudos sobre Marx (GMARX) e o Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE) promovem nessa quinta-feira (24) o debate “Os 200 anos de Marx e a atualidade de seu pensamento”. O evento será realizado no Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa e terá a presença do historiador Valério Arcary, da professora Sofia Manzano e Joana Borges.

Eleições 2018: Adelita lança pré-candidatura a deputada federal

Texto alternativo

Nossa companheira Adelita Monteiro lançou sua pré-candidatura a deputada federal na última quinta-feira, no Hotel Amuarama, em Fortaleza. Como ela mesmo disse em sua página no facebook, o momento é de “sonhar juntos para vencer a desesperança!”. Boa sorte companheira!