Boletim Informativo #1 de 2017

30/01/17 14:42

“O que será do STF?” – A anticandidata ao STF, Beatriz Vargas Ramos debate os rumos do STF e os direitos das mulheres

Texto alternativo

Criminóloga crítica abolicionista, feminista, defensora da descriminalização das drogas e do aborto, contra a redução da maioridade penal, Beatriz Vargas é a anticandidata ao Supremo Tribuna Federal (STF) e estará em Fortaleza nessa quarta-feira (8), debatendo os rumos do STF e os direitos das mulheres. Estarão também presentes no debate a militante Francisca Sena, do Instituto Negra do Ceará (Inegra), Gina Moura, defensora pública estadual e mestre em direito penal pela Universidade de Coimbra e Beth Ferreira, do Fórum Cearense de Mulheres.

A anticandidatura de Beatriz, hoje professora da Universidade de Brasília (UnB), foi lançada em um manifesto assinado por milhares de mulheres de todo o país e critica o processo de indicação de ministros ao STF, além de reivindicar políticas que não represente retrocessos dos direitos sociais.

As mulheres negras, indígenas e brancas que subscrevem o manifesto de anticandidatura de Beatriz, demonstram sua preocupação de que, indicado(a) pelo governo ilegítimo de Michel Temer, o novo ministro ou ministra do STF desconheça a realidade social das e dos cidadãos, reproduzindo sexismo, LGBTfobia, discriminação racial, desrespeito ao Estado laico e aos direitos humanos. É a primeira vez que o movimento de juristas da esquerda contraria tão enfaticamente uma indicação do STF.

Leia aqui o manifesto de anticandidatura de Beatriz

Saiba mais sobre a anticandidatura aqui.

Solidariedade – “O sorriso de quem abraça o futuro com alegria”

Texto alternativo

Essa foto foi feita durante a campanha de 2016, na comunidade de Jenipapeiro, Senador Pompeu. Nela, estou com Geraldo Gonçalves do Nascimento Júnior: o Júnior Holanda. Educador, militante socialista, lutador das boas causas sociais e ambientais. Foi nosso candidato a Prefeito em Senador Pompeu. Uma pessoa de compromisso dedicado, fala acolhedora e sorriso sincero tal qual o da imagem.

Ele lutava há alguns meses contra um tumor. Isso não o impediu de se colocar como nosso porta-voz em 2016. Poucos teriam tal grandeza e desprendimento.

Acabo de saber que ele nos deixou na data de hoje. Uma imensa tristeza nos toma. Conversei com ele há poucas semanas.

Júnior, sua vida foi grande e deixou mensagens e ensinamentos. Quero abraçar toda a família, amigos e companheiros do PSOL 50 - Senador Pompeu. Em tempos tão difíceis aos humanistas, quero guardar essa imagem: em meio ao semiárido, o sorriso de quem abraça o futuro com alegria. Fique em paz.

Nenhum direito a menos!

Texto alternativo

No sábado, 4, o mandato É Tempo de Resistência esteve na reunião da Articulação Antinuclear, em Santa Quitéria, e no seminário "contra os ataques aos direitos da classe trabalhadora e suas lutas sociais", organizado pela Unidade Classista.

No seminário da Unidade Classista, Renato Roseno contribuiu em debate sobre as consequências dos retrocessos de direitos para as gerações futuras. Na reunião da Articulação Antinuclear estiveram presentes também, além do mandato, a Cáritas de Sobral, o Coletivo Urucum de Comunicação, o Núcleo Tramas (UFC), o Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e representantes das comunidades diretamente impactadas pela mineração em Santa Quitéria e Itatira.

Nada sobre nós sem nós!

Texto alternativo

Aconteceu na última quinta-feira (02), na Assembleia Legislativa, ato do movimento das pessoas com deficiência, contra a PEC 287, conhecida como reforma da previdência. O ato foi convocado pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Fortaleza (Copdef), pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência do Ceará (Cedef) e por movimentos independentes.

Assista o vídeo do ato contra a reforma da previdência:

Em defesa do serviço público!

Na segunda-feira, 1, aconteceu, na frente da Assembleia Legislativa, manifestação dos servidores estaduais que reivindicam reposição salarial. O reajuste salarial anunciado pelo governador Camilo Santana (PT), na quinta-feira (02), foi de 6,29% para aqueles que têm a remuneração mínima e revisão de 2% para os demais servidores.

Os servidores estaduais, que estão há dois anos sem reajuste, já sofrem com perdas salariais que superam 18%. A manifestação foi organizada pelo Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC).

PSOL PROTOCOLA AÇÃO CONTRA NOMEAÇÃO DE MOREIRA FRANCO

O PSOL 50 protocolou hoje, na Justiça Federal, em Brasília, ação popular para anular a nomeação de Moreira Franco para o cargo de ministro da recriada Secretaria-Geral da Presidência da República. Amanhã, dia 07, a bancada do PSOL protocolará no Supremo Tribunal Federal (STF) mandado de segurança coletivo no mesmo sentido. Com a nomeação feita pelo governo Temer, Moreira passa a ter foro privilegiado. Na avaliação do PSOL, as 34 citações à Moreira Franco por ex-executivo da Odebrecht exigem o esclarecimento dos fatos e tornam incompatível a alteração de foro no presente momento.

Confira a ação na íntegra clicando aqui!

Crédito da foto: Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

QueremCalarUmDeNós

Texto alternativo

Acontece hoje, 6, no Rio de Janeiro, ato em defesa do mandato do Deputado Jean Wyllys!

Um lutador social que desde que chegou à Câmara tem sido uma voz de defesa dos direitos humanos.

Não vão nos calar!