Boletim Informativo #9 de 2017

10/04/17 15:25

Por educação gratuita de qualidade e condições justas de trabalho para professores e professoras

Texto alternativo

Estivemos na manhã de terça-feira (4) na ocupação dos professores e das professoras municipais, que aconteceu na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Nos solidarizamos e prestamos apoio aos profissionais da educação que, entre outros pontos, reivindicam o reajuste salarial, em acordo com o piso nacional.

Segundo a direção do movimento, cerca de 70% das escolas municipais já estão com atividades paralisadas. Os professores estão há três meses sem reajuste salarial e foram avisados pela prefeitura que o quadro não vai se alterar até o mês de maio.

O movimento também exige a revisão da suspensão de gratificações, bem como a revogação do chamado "decreto da morte", que está convocando de volta às aulas professores que estão em licença de saúde, a redução da carga horária e o chamado dos professores aprovados no último concurso, realizado em 2015.

/// DESAFIOS DA ESQUERDA

Renato e Boulos: a unidade da nova esquerda tem de ser fraternal, mas sem perder a força crítica

Texto alternativo

A esquerda precisa construir, de modo coletivo, popular e democrático, um novo projeto político para o País. E essa construção tem de se dar de forma urgente. Para Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto (MTST), e Renato Roseno, que participaram de debate sobre as lutas de classe no Brasil, realizado na noite de quarta-feira, 5, no auditório dos Ciências Sociais da UFC, esse projeto não pode nem repetir os erros do passado nem se conformar com o presente. O debate foi promovido pela Frente Povo Sem Medo.

Leia matéria completa

Assista debate completo

/// INTERIOR

Pé na estrada para fazer uma política em coletivo!

Texto alternativo

O fim de semana foi de intensas atividades em diversas regiões do interior do Ceará. No sábado nossa assessoria esteve no assentamento Saco do Belém (Santa Quitéria), em atividade organizada pela Articulação Antinuclear do Ceará, pelo Movimento Pela Soberania Popular na Mineração, Coletivo Urucum e pelo mandato É Tempo de Resistência, debatendo o impacto da exploração de urânio e fosfato na região de Santa Quitéria.

Ainda no sábado participamos de debate sobre reforma da previdência, organizado pelo Sindicato dos Servidores Municipais, em Bela Cruz, e estivemos conversando com os indígenas da etnia Anacé, em Japoara, sobre a luta indígena e o PSOL.

No domingo estivemos na festa Marco Vivo, do povo Jenipapo Kanindé, em Aquiraz, onde realizamos também apresentação do partido e filiações.

Para construir uma política coletiva e plural, é pé na estrada!

/// ACONTECEU

Funai ocupada!

Texto alternativo

Na manhã do dia 4 de março, terça-feira, Renato Roseno visitou os ocupantes da sede da Coordenação Regional Nordeste II, da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Ceará. Os manifestantes são originários de 14 povos indígenas cearenses e protestam contra a nomeação de Tanúsia Maria Vieira como coordenadora da Regional Nordeste II, que se deu através de indicação política e sem consulta às comunidades.

Leia matéria completa

Audiência pública debate situação orçamentária do SINE/IDT

Aconteceu na última quinta-feira, 6, audiência pública sobre a situação orçamentária do Sistema Nacional de Emprego (SINE/IDT), que, nos últimos meses, vem sofrendo seguidos cortes em suas receitas, fechamentos de postos de atendimento e demissão de pessoal, prejudicando de modo decisivo as atividades do órgão, fundamental no atendimento ao trabalhador e trabalhadora, em especial em tempos de grave crise econômica. A audiência foi requerida pelo mandato É Tempo de Resistência e foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

/// AUTISMO

Pessoas com autismo reivindicam direito ao próprio corpo

Texto alternativo

"A pluralidade é que faz a humanidade. Quando nós defendemos a educação inclusiva, o que nós dizemos é que essa educação é melhor não apenas para as pessoas com deficiência, mas ela é melhor para a humanidade porque a humanidade aprenderá que ela é diversa". Falando em defesa da diversidade, Renato Roseno saudou os participantes do Encontro Estadual de Pessoas com Autismo, realizado na última sexta-feira, 14, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace).

O tema do encontro, que teve apoio da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, foi "Sou autista, tenho direito ao meu próprio corpo", mesmo nome da campanha desenvolvida pela Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abraça), que tem por objetivo a conscientização sobre os direitos do autista à sexualidade e ao protagonismo.

Leia matéria completa no nosso site

/// VITÓRIA

Jean Wyllys continua!

Foi derrotado na última quarta-feira (5), parecer que pretendia suspender o mandato do deputado federal do Rio de Janeiro, Jean Wyllys, no Conselho de Ética da Câmara.

O processo que pretendia caçar o mandato de Jean foi aberto no início do ano, a pedido do PSC, contra Jean que, segundo o partido, teria quebrado o decoro parlamentar ao supostamente agredir Marco Feliciano (PSC-SP), Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) na internet. O relator do processo, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), declarou não haver indícios suficientes para continuar com o processo de casação.

Jean Wyllys continua na Câmara, construindo um mandato popular e democrático, de luta e oposição aos avanços conservadores!