Boletim Informativo #12 de 2017

01/05/17 10:00

Greve Geral diz não aos ataques do governo Temer

Texto alternativo

Mesmo com chuva, dezenas de milhares de pessoas dos mais diferentes partidos, sindicatos e movimentos, foram às ruas do Centro de Fortaleza na última sexta-feira, 28, para dizer em uníssono que não aceitam os ataques aos direitos sociais promovidos pelo golpista Temer.

A Greve Geral foi um movimento nacional, contando com manifestações em muitas cidades do Brasil, com apoio e participação de vários setores da sociedade que gritaram: Reforma da Previdência não! Reforma Trabalhista não!

Veja depoimento do deputado Renato Roseno sobre a Greve Geral>>

//// DIA DE LUTA

Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras

Texto alternativo

Depois da Greve Geral, 1º de maio, também foi dia de luta em Fortaleza. Depois da vitoriosa greve geral da última sexta-feira, trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil foram novamente às ruas, desta vez para lembrar o Dia Internacional dos Trabalhadores e reafirmar o desafio de barrar os ataques do golpista Temer aos direitos sociais, como a reforma da previdência e a reforma trabalhista. Em Fortaleza, o ato foi no Aterro da Praia de Iracema. É fundamental seguir com a mobilização e a pressão popular para barrar tantos e tão graves retrocessos.

//// COMITÊ

Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência entrega relatório aos gestores municipais

Texto alternativo

Hoje, 2 de maio, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência promove um grande encontro com todos os prefeitos cearenses no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, para apresentar o relatório " Cada Vida Importa", com recomendações para os gestores municipais no enfrentamento da questão da violência. O documento, resultado de um grande esforço de pesquisa e entrevistas realizado ao longo de 2016, foi elaborado pelo comitê, que tem nossa relatoria.

Trata-se da maior e mais abrangente pesquisa feita no Ceará sobre homicídios na adolescência. Ao longo do trabalho, foram ouvidas 224 famílias de adolescentes assassinados em sete municípios cearenses: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Maracanaú, Caucaia, Horizonte e Eusébio. A equipe de pesquisadores foi formada por 24 profissionais com mestrado, doutorado e pós-doutorado, em diversas áreas de formação. Cerca de 1630 pessoas participaram das 11 audiências públicas realizadas durante a pesquisa.

//// ACONTECEU

Para uma política plural: interior e capital!

Na quarta-feira, 26, nos Inhamuns, nosso assessor Paulo Giovani foi um dos palestrantes num encontro que discutiu os terríveis efeitos das reformas da previdência e trabalhista, propostas pelo golpista Temer. A palestra aconteceu na Escola Profissionalizante de Tamboril. Estivemos no sábado, 29, em Senador Pompeu, no Sertão Central, conversando sobre a reforma da previdência e seus graves retrocessos com movimentos sociais e militantes do PSOL.

Porto do Pecém: multa milionária revela irregularidades do complexo

Em reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, realizada na manhã desta quarta-feira, 26, Renato Roseno cobrou da CearáPortos e do governo do Estado informações sobre a multa milionária que a empresa recebeu pelo derramamento de carvão na praia do Pecém, no litoral Oeste do Estado. Na semana passada, o Ibama aplicou uma multa de R$ 13,8 milhões à empresa, que administra o Porto do Pecém, localizado em São Gonçalo do Amarante, em razão de acidente ambiental que resultou no lançamento de carvão mineral no mar e na faixa de areia.

Leia matéria completa

//// LUTO

Amar e mudar as coisas

Texto alternativo

Belchior partiu na manhã do último domingo, 30 de abril. Uma perda imensa para a música cearense e para a arte brasileira. A beleza, a potência e a clarividência de seus versos, mais do que nunca, se fazem ouvir nesses tempos tão escuros e nos mobilizam, nos emocionam, nos abraçam. Nós, daqui, seguiremos amando e mudando as coisas, que isso nos interessa mais. Obrigado, poeta!