Boletim Informativo #17 de 2018

11/07/18 12:00

"Só a luta popular pode superar a crise econômica", destaca Renato em assentamento do MST

Texto alternativo

Nenhum direito nos é dado gratuitamente, todos os direitos são conquistados. Sempre de baixo pra cima a partir da auto-organização do povo. Em uma roda conversa realizada no último sábado, 30, na Associação Comunitária do assentamento Juá do MST, em Santa Quitéria, Renato Roseno destacou a importância da luta popular e dos movimentos sociais para a superação da grave crise política pela qual passa o Brasil, marcada pela destruição de direitos sociais e pelo golpismo do ilegítimo Michel Temer.

[+] leia na íntegra

Obras embargadas: vitória da luta popular em São Gonçalo do Amarante

Uma importante vitória da luta popular contra a injustiça hídrica. As obras de perfuração do poços subterrâneos em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) na última quinta-feira (28 de junho). A empresa contratada pelo governo do Estado para a realização do empreendimento, que retira água das comunidades tradicionais para beneficiar as empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, também foi autuada e multada pela falta de licenças ambientais da obra.

Saiba mais[+]

I Encontro da Juventude Camponesa LGBT reúne representantes do Norte e Nordeste

Texto alternativo

Na manhã de sexta-feira (29), o deputado estadual Renato Roseno conversou com os participantes do I Encontro da Juventude Camponesa LGBT do Ceará, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), na praia da Cofeco. O encontro reuniu participantes de diversos estados das regiões Norte e Nordeste e contou com palestras, formações e apresentações artísticas. "Para nós, as lutas contra as diversas formas de opressão, como o machismo, o sexismo, o patriarcado, o racismo, etc, são lutas estruturais. E, entre elas, a luta contra a LGBTfobia", afirmou

Saiba mais[+]

//// ACONTECEU

Violência no Ceará repercute em encontro nacional contra a tortura

No Ceará, o número de jovens entre 10 e 29 anos assassinados chegou a 981 em 2017, um aumento de mais de 70% na comparação com o ano anterior. Esses dados, levantados pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA), foram apresentados por Renato Roseno na manhã da última terça-feira, em Brasília, durante o III Encontro Nacional de Comitês e Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura.

Saiba Mais [+]

Projeto de Renato Roseno quer proibir uso de canudos de plástico no Ceará

Texto alternativo

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa o projeto de lei no. 175/18, de autoria do nosso mandato, que proíbe o uso de canudos de plástico em bares, restaurantes e lanchonetes do estado do Ceará. Pela proposta, fica permitido apenas o uso de canudos fabricados com papel biodegradável ou material reciclável. Os estabelecimentos comerciais contemplados pela lei terão 1 (um) ano para se adaptar à nova regulamentação.

Saiba Mais [+]

//// EXTRA

Encontros de médicos e médicas populares

A defesa do SUS é uma luta urgente porque o seu desmonte, que vem sendo patrocinado de forma covarde por esse governo golpista de Michel Temer, é uma das frentes de desmonte não apenas do direito à saúde pública, mas dos direitos sociais como um todo. Esse foi um tema central nas discussões realizadas na 4a. Plenária Nacional da Rede de Médicos e Médicas Populares (RNMMP), na última sexta-feira (29). O encontro foi realizado no Centro de Formação Frei Humberto, do MST, em Fortaleza; e teve como tema “A defesa da Democracia e do SUS em tempos de golpe”.

Roda de conversa discute mobilidade urbana

Texto alternativo

O PSOL é um entusiastas da rodas de conversa. Para o partido, é uma forma muito importante de nos relacionarmos e pensarmos juntos sobre as mais diversas questões que nos atravessam. Na noite de quinta-feira (21), foi a vez de mais um encontro do tipo, na Praça da Gentilândia. Na pauta, mobilidade urbana, um tema que, como ficou evidente a partir das diversas colaborações feitas, se desdobra em tantos outros: saúde, habitação, meio ambiente, energia, etc.

Leia a íntegra da matéria