13 de agosto: novo ato em defesa da educação leva milhares às ruas

14/08/19 09:47

A luta em defesa da educação e dos direitos sociais continua. Na última terça-feira (13), as ruas de todo o Brasil foram tomadas pelas manifestações convocadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE), em conjunto com movimentos sociais, entidades e centrais sindicais, contra os cortes orçamentários na educação brasileira e o desmonte das universidades públicas e dos direitos sociais promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro e seu raivoso ministro da Educação, Abraham Weintraub.

"Nesses duzentos dias de governo Bolsonaro, a educação tem sido alvo de diferentes ataques. Em particular, a educação pública de nível superior. A maior ameaça agora é o projeto Future-se, que ameaça com a privatização, a financeirização e a perda de autonomia das universidades públicas", afirmou o deputado estadual Renato Roseno (PSOL). "Essa manifestação é muito importante porque nós, que defendemos a educação superior pública, gratuita e de qualidade, estamos indo às ruas defender a manutenção e a ampliação desse direito".

Em Fortaleza, a concentração do ato aconteceu na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica; e a passeata, que reuniu dezenas de milhares de pessoas, percorreu vias do Centro da Cidade até a Praça do Ferreira. É a terceira vez neste ano que setores populares vão às ruas este ano para defender mudanças na reforma da Previdência e protestar contra o contingenciamento de recursos para as instituições federais de ensino. A primeira aconteceu em 15 de maio, mobilizando milhões de pessoas em mais de 200 cidades de todos os estados; e a segunda, em 30 de maio, registrando atos em pelo menos 136 cidades de 25 estados. (Texto: Felipe Araújo / Foto: Luli Pinheiro)

Áreas de atuação: Educação