Dia do Professor é marcado por atos em prol dos aprovados no concurso da Secretaria de Educação

15/10/20 16:57

Aprovados e aprovadas no concurso da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), realizado em 2018, reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 15, Dia do Professor, com a líder do Governo na Câmara dos Deputados, a deputada estadual Augusta Brito, com intermédio do nosso mandato. O objetivo era tratar sobre as possibilidades de convocação dos profissionais que aguardam há quase dois anos serem chamados.

Desde 2018, Renato Roseno cobra a convocação desses profissionais, seja em discursos no plenário, seja em reuniões com a categoria, ou mesmo em cobranças feitas de modo formal ao governo e à secretaria.

"Hoje temos uma rede de 13 mil efetivos e 8 mil temporários. A possibilidade do argumento de ordem contábil-financeira não é válido. A diferença geral entre quanto se gasta com temporários e quanto se gastaria com estes efetivos será pequena, sem tanto impacto", destaca Renato na reunião.

O deputado pontua que toda a rede precisa de temporários. "É incontestável. Mas 8 mil temporários vai além do ideal, o cenário está inflado. O reequilíbrio é necessário, e os aprovados e aprovadas no concurso poderiam suplicar esses efetivos", diz.

Renato afirma ainda que seria importante que a liderança do Governo acelerasse um planejamento dessa convocação, "de maneira diversa e plural, pois demonstra a sensibilidade à causa da educação".

A deputada estadual Augusta Brito recebeu em mãos um documento entregue pela Comissão dos aprovados, que reúne mais de 10 mil assinaturas e reivindica a convocação de cada um e cada uma.

"Realizar nosso ato no Dia do Professor e da Professora é muito significativo porque nossa luta não deixa de se inserir na luta maior, que é a valorização da Educação Pública", diz Matheus Inocêncio, 23, professor de Língua Inglesa, atualmente.

"Somos educadores que estão ansiosos para contribuir com a escola pública e com aqueles que dela dependem para uma vida com dignidade. Há quase dois anos fazíamos a prova da primeira fase e até hoje ninguém foi chamado. Havia possibilidade de convocação antes da pandemia, pois o resultado saiu em março de 2019. Foi uma escolha política", afirma Matheus.

Participaram do momento Felipe Fladson, Germano Uchoa, Ítalo Diego e Lidiane Pereira, integrantes da Comissão dos aprovados e aprovadas, além do deputado estadual Acrísio Sena.

Texto alternativo

Ato em defesa dos aprovados e aprovadas

Um ato foi realizado em frente à Assembleia Legislativa na manhã desta quinta e reuniu os aprovados no concurso e apoiadores. Ao todo, participaram 70 pessoas.

O objetivo foi reivindicar e manifestar a convocação por parte do Governo do Estado. O deputado estadual Renato Roseno, antes da sessão, participou do ato e se solidarizou com os profissionais.

"Quero mais uma vez me somar aos esforços desses professores e professoras, que vivem a angústia de há dois anos aprovados não terem sido convocados. Com a pandemia, a necessidade das funções docentes aumentou porque precisaremos de reenturmação, rodízio, ampliação da carga horária; a própria rede de educação precisará ser ampliada. Queria registrar nosso apoio à essa luta. Precisamos valorizar a educação pública", declara Roseno, durante o ato.

Lidiane Pereira, 34, historiadora e aprovada no concurso Seduc 2018, destaca que o deputado Renato Roseno sempre esteve sensível à luta dos aprovados no concurso da Secretaria.

"Ele vem divulgando a nossa causa e criando pontes para que chegássemos até outras representações políticas. O ato de hoje foi um passo importante, pois - numa data tão marcante - não temos o que comemorar. O Renato, mais uma vez, conseguiu transmitir o nosso sentimento em sua fala. Esperamos que, no próximo ano, estejamos todos os 3708 professores em sala de aula para celebrar essa data”, destaca Lidiane Pereira, 34, historiadora e aprovada no concurso Seduc 2018.

Em plenário

Durante sessão, Renato reforçou e publicizou o comprometimento com a causa da educação no Estado e demonstrou apoio aos profissionais, mais uma vez. Destacou a importância do Dia do Professor e a relevância da profissão para a formação plural dos indivíduos.

“Quero homenagear aqueles e aquelas que escolheram como missão de vida ensinar, que descortinam o mundo da forma mais bela que podemos acompanhar. Aqueles que querem passar a vida em sala de aula, esse docente que, pela milésima vez, rogamos pela convocação. O acolhimento da deputada Augusta Brito pela demanda é algo positivo e levará ao governador os argumentos e documentos da categoria”, destaca Roseno.

(Texto e fotos: Evelyn Barreto)

Áreas de atuação: Educação, Democracia