Cearense Mailson Furtado vence Prêmio Jabuti com direito a troféu de "livro do ano"

20/11/18 09:00

Na última segunda-feira, o deputado estadual Renato Roseno apresentou requerimento à mesa diretora da Assembleia Legislativa pedindo voto de congratulações ao escritor cearense Mailson Furtado Viana, que venceu o Prêmio Jabuti, mais importante honraria da literatura brasileira. Confira íntegra do requerimento:

"Na noite do último 8 de novembro, o cearense Mailson Furtado Viana saiu do Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, como a grande surpresa da cerimônia de entrega do prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira. Além de vencer na categoria “Melhor livro de poesia” com a obra À Cidade, editada e publicada pelo próprio autor, esse dentista natural de Varjota, município localizado na região Noroeste do Ceará, arrebatou o grande prêmio da noite, o troféu “Livro do Ano”.

Com a premiação, Mailson entrou para uma seleta galeria de autores onde constam nomes como Ruben Fonseca, Lygia Fagundes Telles, Luis Fernando Veríssimo, Ferreira Gullar, Hilda Hilst e Marina Colasanti, vencedores da honraria máxima do Jabuti em edições passadas. Mas, ao contrário de seus pares ilustres, foi o único autor a ganhar o prêmio tendo lançado seu livro de forma independente (sem apoio de editoras).

A obra premiada é um retrato afetivo do sertão cearense, construído a partir das vivências do autor e da “mitologia popular” de cidades como Varjota e Reriutaba, entre as quais Mailson divide seu cotidiano como dentista. À Cidade é inspirado em referências diversas da nossa literatura, a exemplo de João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna, que lhe inspiraram na temática; e Ferreira Gullar, onde Mailson foi buscar a forma neoconcreta para dispor seus versos – o livro é uma poesia única que atravessa cerca de 60 páginas.

“Sou do interior do Ceará e minha cidade tem menos de 20 mil habitantes. Este foi um livro feito à mão, totalmente independente. Até o desenho da capa é meu. É uma obra que narra o meu lugar, uma cidade que nasceu há menos de 50 anos. E agora eu estou com esse Jabuti na mão”, disse Mailson em entrevista à imprensa na noite do prêmio. “Sou de um estado onde praticamente todos os meus amigos pagam para se publicar. Essa indicação e esse prêmio abrem essa janela para o mercado, e autores de grande qualidade não publicam mais porque não têm espaço e precisam se bancar. Esse prêmio é nosso. Não é meu”.

Seja pelo ineditismo de sua conquista, vencendo um prêmio Jabuti com uma obra totalmente independente; seja pela qualidade de sua poesia, que volta a colocar o Ceará e nossa cultura no centro das atenções da literatura brasileira, Mailson merece nossa congratulação. E também o oportuno reconhecimento desta Assembleia Legislativa, casa do povo cuja arte segue grandiosa nas mãos do poeta de Varjota".

Áreas de atuação: Cultura