Audiência Pública - Consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas)

25/09/15 20:14

Audiência

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, às 14h30, Audiência pública para discutir os avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Ceará. O debate está sendo realizado no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará com transmissão ao vivo pela TV Assembleia Canal 30 e no link: http://al.ce.gov.br/index.php/canal-assembleia

A Audiência Pública é de autoria do Deputado Estadual Carlos Felipe (PCdoB) e subscrita pelo Deputado Estadual Renato Roseno (PSOL).

O debate conta com a presença da Secretária Nacional de Assistência Social, Iêda Castro. "Tenho imenso orgulho em ser trabalhador do SUAS. Lutamos pela assistência social como política de estado e baseada em direitos. Lutamos contra a precarização e por mais investimentos com participação popular", afirma o parlamentar do PSOL.

SUAS - 10 anos do Sistema Único de Assistência Social

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um modelo de gestão protetiva que visa promover o acesso a benefícios, programas, projetos e serviços socioassistenciais de proteção social básica e especial à população mais vulnerável. O Suas é fruto do acúmulo de lutas e movimentos de trabalhadores e pesquisadores historicamente engajados na afirmação da Assistência Social como direito humano e política de estado.

Nesta perspectiva, é preciso fortalecê-lo com mais financiamento para os serviços, combater a precarização, melhorar as condições de trabalho, formar mais e melhor os trabalhadores e trabalhadoras do Suas. Defendemos também, a ampliação da participação dos profissionais, pesquisadores e usuários da política de assistência social nas instâncias de controle social, fórum e movimentos em defesa de seus avanços.

No Ceará, defendemos concurso público, valorização salarial dos trabalhadores e trabalhadores do Suas, planos de cargos e carreiras e melhoria das condições de trabalho.

Os desafios são inúmeros, porém necessários para a consolidação da política de assistência social e a intersetorialidade com as outras políticas para garantir a emancipação das pessoas.

Áreas de atuação: