Dia Mundial do Teatro e de reivindicação: artistas fazem ato de protesto em Fortaleza

27/03/15 20:00

Artistas exibem cartazes com reivindicações

Efetivação do Fundo Municipal de Cultura, Escola Pública de Teatro, reforma e abertura do Teatro São José, audiência pública com o prefeito Roberto Cláudio, regularidade dos Editais das Artes, ocupação do Teatro Antonieta Noronha... Em Fortaleza, o Dia Mundial do Teatro também foi data de reivindicação, na manhã desta sexta-feira, 27 de março.

Os artistas de teatro mobilizaram os colegas de outras linguagens por uma pauta em comum: a valorização da cultura e dos profissionais que atuam nas artes. O ato foi de protesto e começou no Teatro São José, seguiu em cortejo para a Secretaria da Cultura do Município - Secultfor, onde o secretário Magela Lima não se encontrava, e terminou em frente ao Paço Municipal, onde as portas não foram abertas, sob o argumento de que o prefeito também não estava ali.

O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, uma organização não governamental fundada em 1948, em Praga, capital da então Checoslováquia, onde há um grande número de bibliotecas e teatros. O instituto foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela comunidade internacional do teatro.

Áreas de atuação: Cultura