50 anos de carreira de um artista que fez o Ceará falar para o mundo

14/06/22 10:29

Meio século de carreira de um artista que cantou nossas paisagens e nossa cultura, mas também nossas aspirações de universalidade e fez o Ceará falar para o mundo. Na última segunda-feira (13), a Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene no Plenário 13 de Maio para a entrega da Medalha Humberto Teixeira ao cantor e compositor cearense Ednardo.

O requerimento foi de autoria do deputado Renato Roseno (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) e da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura da Assembleia. “Essa homenagem a Ednardo é um ato de reconhecimento a toda uma geração que deita raízes e lança sementes para a produção musical não só cearense, mas brasileira”, afirmou o parlamentar. “As letras de Ednardo sintetizam o local e o universal, o rural e o urbano, o que é urgente e o que é perene. Com essa homenagem a Ednardo estamos agraciando toda uma geração de grandes artistas”, pontuou.

Mesmo afirmando não ser muito de fazer discursos, pois se sente melhor fazendo poesia e música, Ednardo agradeceu pelo reconhecimento de sua obra ao longo desses 50 anos de carreira e disse estar bastante emocionado pelo fato de a homenagem tão significativa vir com a denominação de um outro grande artista cearense, o iguatuense Humberto Teixeira. “Todos olhamos 'essa terra ardendo qual fogueira de São João' e essa terra continua ardendo em tantos fogos diversos, mas nós precisamos acertar o passo para que nos tratem com a dignidade que merecemos”, declarou.

Ednardo ressaltou ainda que, mesmo estando “tanto tempo fora da minha terra, eu nunca saí dela”. “Eu carreguei o Ceará através de minha música, minha terra me oferece minhas coordenadas existenciais. Que Humberto Teixeira me abençoe com a capacidade de defender o Nordeste e o Brasil”, afirmou.

A solenidade contou com apresentações da cantora Luana Floretino, que interpretou a música “Terral”; Lúcio Ricardo, com “Flora”, e Mona Gadelha, que cantou “Ingazeiras”. Já Calé Alencar apresentou a música "Guardanapos e partituras", que compôs em homenagem a Ednardo.

Também participaram da sessão solene o procurador geral de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas, representando o Ministério Público do Ceará; o secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno; o secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira; o advogado e ex-deputado João Alfredo; os músicos Robson Gomes e Alan Kardec, entre outros artistas, além de representantes do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Ceará, do Movimento Aparecidos Políticos, professores e professoras universitárias e da Secretaria de Educação do Ceará, amigos e familiares do homenageado. (Texto: Felipe Araújo, com informações da Agência Assembleia / Foto: Antonio Rodrigues)

[+] Confira aqui vídeo com trechos da solenidade.

[+] Confira aqui galeria de fotos da solenidade.

Áreas de atuação: Cultura