Primeiro voto pela cultura. Renato Roseno questiona falta de planejamento do Governo do Estado

12/02/15 16:00

Mãos tocam tambor

O primeiro dia de votação da nova Assembleia Legislativa do Ceará foi oportunidade também para o primeiro voto de Renato Roseno (PSOL) como ocupante de mandato político. Na estreia, ele questionou a falta de planejamento do Governo do Estado e de valorização da pasta da Cultura e se juntou a outros 13 deputados que defenderam a votação de uma emenda a projeto governamental que autoriza a transferência de recursos para programas na área cultural.

"É chocante. Eu fico embasbacado com a incapacidade de planejamento deste Governo", afirmou Renato Roseno, nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, ao lembrar que a mensagem chegou para ser apreciada no último dia 4, a dez dias do Carnaval, quando instituições aprovadas em edital de apoio aos festejos carnavalescos já deverão estar realizando suas atividades. "Todo ano tem Carnaval, tem festividades juninas...", exemplificou, acrescentando que a falta de planejamento e a urgência com que o projeto chegou à Assembleia são ainda mais injustificáveis levando-se em consideração que o atual governador foi apoiado pelo antecessor.

Para não prejudicar as instituições já selecionadas em edital de apoio a manifestações populares carnavalescas, como maracatus e afoxés, o deputado votou a favor também de duas emendas apresentadas pelo líder do Governo, Evandro Leitão (PDT), que convalidam atos administrativos retroativos a 2 de janeiro. Renato Roseno reivindicou mais respeito a pessoas físicas e instituições que ficam meses sem receber o pagamento dos recursos previstos nos editais aos quais concorrem e são selecionadas. Ele denunciou ainda que a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel está fechada desde 24 de fevereiro de 2014 para uma reforma que ainda nem começou.

A emenda, apresentada pelo deputado Heitor Férrer (PDT), remanejava recursos do governo na área da Cultura para ampliar o investimento em projetos para preservação da memória cultural e para incentivo à leitura e ao conhecimento, mas sequer chegou a ser votada em plenário, após ter sido derrubada nas comissões técnicas. O proponente recorreu ao plenário, mas não obteve sucesso.

Quem votou a favor da apreciação da emenda que alterava a mensagem do Governo do Estado que autoriza a transferência de recursos para a execução de programas na área cultural, em parceria com pessoas jurídicas do setor privado ou pessoas físicas: Aderlânia Noronha (SD), Audic Mota (PMDB), Capitão Wagner (PR), Carlomano Marques (PMDB), Carlos Matos (PSDB), Daniel Oliveira (PMDB), Dra. Silvana (PMDB), Fernanda Pessoa (PR), Heitor Férrer (PDT), João Jayme (DEM), Renato Roseno (PSOL), Roberto Mesquita (PV), Tomaz Holanda (PPS) e Walter Cavalcante (PMDB).

Áreas de atuação: Cultura