Izaíra Silvino ganha sala no Theatro José de Alencar

16/03/22 10:00

A cerimônia de inauguração da Sala Izaíra Silvino, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, acontece nesta quinta-feira (17), a partir das 16h. Referência no movimento coralista, na educação musical e na cultura no Ceará, Maria Izaíra Silvino Moraes dará nome ao foyer, um dos principais espaços dentro do equipamento.

A homenagem é fruto da lei nº 17.904/22, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (Psol), sancionada no último dia 11 de janeiro pelo governador Camilo Santana, que estará presente na solenidade junto com a vice-governadora Izolda Cela, além de amigos e admiradores da artista.

“A nossa homenagem reconhece sua importância em nosso ambiente artístico e acadêmico, assim como sua profunda relação com a música cearense e, sobretudo, seu incansável compromisso com nossas manifestações culturais ligadas ao canto popular”, reconhece Roseno ao lembrar da artista, que faleceu em agosto do ano passado.

A sala

Localizado na parte superior do bloco frontal, o foyer recebe concertos, recitais, conferências e sessões literárias. Com lustres e cadeiras em estilo austríaco, seu teto mantém pinturas realizadas por Ramos Cotoco, importante artista plástico cearense do início do último século.

O espaço, inaugurado junto com o do Theatro José de Alencar, em 1910, tem capacidade para 120 pessoas, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) desde 1964.

O evento de inauguração contará com um pocket-show “Ave de Arribação - Memória e Canções para Izaíra Silvino”, que reunirá seus familiares. Já às 17h, o evento segue para o Jardim de Burle Marx, onde se integra ao projeto gratuito “Theatro de Portas Abertas”. Lá, acontecerá uma celebração com a abertura do do Coral do CAIS — Coral dos Amigos de Izaíra Silvino — sob a regência de Gerardo Jr, e apresentações dos cantores Pingo de Fortaleza e Eugênio Leandro; o encerramento será com o Grupo de Tradições Cearenses (GTC).

Em respeito aos protocolos de retomada do setor cultural em vigor no Estado, é obrigatório o uso de máscara de proteção individual durante todo o período de permanência no Theatro José de Alencar. O ingresso no equipamento também acontecerá mediante a apresentação do comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, acompanhado de um documento de identidade oficial com foto.

A homenageada

Maestrina, cantora, compositora, professora, instrumentista e escritora, Izaíra Silvino nasceu em Baturité, no dia 15 de agosto de 1945. Sua caminhada musical começou já na década seguinte, aprendendo bandolim com a professora Amélia Cavalcante, em Iguatu. Em 1959, ingressou no Curso Fundamental de Música no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (CMAN), em Fortaleza, onde concluiu os estudos em 1964.

Com a mudança da família para a capital cearense, estudou canto orfeônico e integrou o Coral do Colégio Santa Maria Goretti, sob a regência do maestro Antônio Gondim de Lima, e tocou violino na Orquestra Sinfônica Henrique Jorge, regida pelo maestro Orlando Leite.

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1969, ano em que retornou ao Conservatório Alberto Nepomuceno, dessa vez ingressando no curso superior em Música, licenciando-se em Educação Musical em 1973. Já entre os anos de 1978 e 1980, mudou-se para a cidade de Crato, onde foi regente do Coral Santa Cecília da Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), a convite do padre Ágio Augusto Moreira.

Na década de 1980, a maestrina Izaíra Silvino esteve à frente do Coral da UFC, e, junto com a professora Leilah Carvalho Costa na preparação vocal, desenvolveu um trabalho com ênfase na música brasileira, na música nordestina e no coro cênico. Na época, o Coral da UFC produziu espetáculos como "Porque o canto existe" (1981) e "Três tempos do homem" (1983).

Ainda coordenou as edições do projeto Nordeste – Encontros Musicais da UFC, e, com o sopranista Paulo Abel do Nascimento, concebeu o projeto ópera-escola popular "Moacir das Sete Mortes ou a Vida Desinfeliz de um Cabra da Peste".

Ao longo da carreira, também foi regente e diretora musical de diversos corais da cidade de Fortaleza, como o Coral Moenda de Canto, Coral do Povo, Coral da Embratel, Coral da CUT, Coral da Biodança, Coral da ADUFC e Coral dos Amigos de Izaíra Silvino. De 1984 a 1987, na gestão do reitor Anchieta Esmeraldo, exerceu o cargo de diretora da então Casa da Cultura Artística — atual Secretaria da Cultura Artística da UFC.

Em 1990, ingressou como docente na Faculdade de Educação (FACED) da UFC e criou o Coral da FACED, o Núcleo de Arte-Educação e novas disciplinas voltadas às artes no Curso de Pedagogia. Aposentou-se como professora do Departamento de Teoria e Prática do Ensino em 1996.

Mesmo aposentada, Izaíra colaborou para a elaboração dos projetos pedagógicos e a criação dos cursos de Música da UFC em Fortaleza (2006), Sobral (2010) e Juazeiro do Norte (2010), este último, na atual Universidade Federal do Cariri (UFCA). Um dia antes de completar 76 anos, na tarde do dia 14 de agosto de 2021, veio a falecer vítima de câncer.


Serviço:

Cerimônia de inauguração da Sala Izaíra Silvino. Data: 17 de março (quinta-feira); a partir das 16h. Local: Foyer e Jardim do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro, Fortaleza).

Entrada gratuita, mediante apresentação de comprovante vacinal e identidade. Mais informações: (85) 3101-2583.

Áreas de atuação: Cultura