Mandato de ideias e iniciativas: preocupação com Biblioteca Pública Menezes Pimentel e Plano Estadual de Cultura

09/05/15 12:00

Intervenção sobre imagem de uma mão batendo tambor e os dizeres

Mandato pela cultura. O primeiro dia de votação da nova Assembleia Legislativa do Ceará foi oportunidade também para o primeiro voto de Renato Roseno como ocupante de mandato político. Na estreia, em 12 de fevereiro, o parlamentar do PSOL questionou a falta de planejamento do Governo do Estado e de valorização da pasta da Cultura e o fechamento da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel.

Renato se juntou a outros 13 deputados que defenderam a votação de uma emenda a projeto governamental que autorizava a transferência de recursos para programas na área cultural. A emenda, apresentada pelo deputado Heitor Férrer (PDT), remanejava recursos do governo na área da Cultura para ampliar o investimento em projetos para preservação da memória cultural e para incentivo à leitura e ao conhecimento, mas sequer chegou a ser votada em plenário, após ter sido derrubada nas comissões técnicas. O proponente recorreu ao plenário, mas não obteve sucesso.

Doze dias depois, Renato voltou a lembrar que a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel fechou as portas para uma reforma que, um ano depois, ainda não havia começado. No dia 24 de fevereiro de 2014, esse grande centro de conhecimento mantido pelo Governo do Estado suspendia o atendimento ao público. "Defendíamos o fechamento parcial, mas isso não aconteceu”, lamentou o deputado, propondo a reabertura do espaço e o início da reforma o mais brevemente possível.

As iniciativas de Renato Roseno na área de cultura, nos três primeiros meses como deputado estadual, incluem um requerimento para realização de audiência pública sobre o Plano Estadual de Cultura. O parlamentar também apresentou requerimento para debater em audiência pública conjunta com a Câmara Municipal de Fortaleza o tombamento da Praça Portugal.

Entre os requerimentos, Renato Roseno ainda solicitou providências à Secretaria da Regional do Centro, da Prefeitura de Fortaleza, para a requalificação e reestruturação da Praça José de Alencar, que fica em frente a um dos mais belos equipamentos culturais brasileiros, o Theatro José de Alencar, que acaba também sendo impactado pela falta de ordenamento urbano no seu entorno. Cuidar da Praça José de Alencar é preservar um lugar de memória e história da cidade.

Áreas de atuação: Cultura