Nota em apoio ao curso de Economia Ecológica e ao professor Fabio Sobral

18/11/23 17:00

Como defensor de uma educação inclusiva, crítica, formativa e qualificada, venho expressar meu total apoio ao professor Fabio Sobral e à comunidade acadêmica do Curso de Economia Ecológica da Universidade Federal do Ceará (UFC), frente às graves denúncias de assédio institucional e ideológico. O cenário que se desenrola no curso e as recentes experiências relatadas pelo docente são preocupantes.

O Curso de Economia Ecológica da UFC era um exemplo de inovação e compromisso com uma abordagem pedagógica e científica que transcende os limites tradicionais, integrando conhecimento acadêmico, científico e experiências práticas. A situação atual enfrenta desafios significativos, incluindo a escassez de recursos humanos e materiais, além de um suporte administrativo deficiente. Estas deficiências persistem e agora são intensificadas por decisões que ameaçam a essência e a integridade do curso, conforme evidenciado nas denúncias do professor Fabio Sobral.

Quero destacar, de forma especial, minha solidariedade ao professor Fabio Sobral. O desaparecimento de suas disciplinas, sem qualquer comunicação prévia, é um ato de violência institucional que não pode ser tolerado. As disciplinas podem não ser propriedade dos professores, mas também não são meros instrumentos nas mãos dos diretores para exercícios de poder desmedido.

Faço um apelo à reitoria da UFC e à diretoria do CCA para que se voltem com urgência à situação do curso e busquem soluções que respeitem sua proposta pedagógica e científica, bem como a dignidade dos professores e estudantes envolvidos. A resolução desses problemas não é apenas uma questão de justiça para com os membros do curso, mas um imperativo para manter a integridade e o prestígio da própria universidade.

Como deputado, comprometo-me a acompanhar de perto esta situação e a trabalhar para garantir que a educação e professores sejam, realmente, protegidos e valorizados em nosso estado.

Renato Roseno, Deputado Estadual do Ceará

Áreas de atuação: Educação