Nossa resposta: sobre o arbítrio e sobre o autoritarismo na Universidade Federal do Ceará

31/03/22 14:00

Ficamos sabendo que circulou ontem pelo sistema integrado da Universidade Federal do Ceará (UFC) uma nota da reitoria, assinada pelo interventor bolsonarista e seu vice, que cita expressamente o meu nome. A nota circulou um dia após a grande assembléia estudantil realizada na última terça-feira, em que os estudantes reafirmavam a defesa da universidade pública e denunciavam os desmandos da gestão do interventor.

Sobre os ataques feitos pela direção (ilegítima) da UFC, venho explicar que:

  1. Estamos e estaremos sempre ao lado dos estudantes – e também professores, servidores, pesquisadores - porque somos um mandato que defende a educação pública e os direitos humanos. E foi nessa condição que fomos convidados a estar presentes na assembleia estudantil. A presença do nosso mandato nesse tipo de evento é, sim, política! Entendemos e vivemos a política como motor das transformações da sociedade e das lutas sociais; e também como espaço de denúncia e de enfrentamento do arbítrio.

  2. A nota revela toda a pequenez e todo o autoritarismo do interventor, figura muito assemelhada, inclusive, com o ministro que acabou de cair - e que há algumas semanas o elogiava.

  3. Por maior que seja o malabarismo retórico de suas manifestações oficiais, a verdade é que são inequívocas a ineficiência e a incompetência da gestão superior da UFC não apenas em relação ao Restaurante Universitário, mas em relação a uma série de outras demandas da comunidade acadêmica.

  4. Por fim, destacamos que o sentido de responsabilidade pública me vincula à defesa intransigente das universidades – estaduais e federais. As críticas feitas por um interventor ilegítimo (e seu vice), ligado a um governo reacionário e fascista como é o (des)governo Bolsonaro, que produz fake news em escala industrial e vem destruindo a pesquisa e a ciência brasileiras, me soam como um grande elogio.

Fortaleza, 31 de março de 2022 Deputado estadual Renato Roseno (PSOL)

Áreas de atuação: Educação