Projeto de Lei de autoria do Deputado Renato Roseno (PSOL) - PL 136/16 - sobre memória histórica do período da ditadura

16/06/16 16:09

Começou a tramitar, no dia 16 de junho, Projeto de Lei de autoria do Deputado Renato Roseno (PSOL) - PL 136/16 - sobre memória histórica do período da ditadura militar. A proposição veda a nominação de prédios públicos em homenagem a pessoas que constam no Relatório da Comissão Nacional da Verdade como violadores de direitos humanos. Confiram o PL, façam suas contribuições: http://www2.al.ce.gov.br/legislativo/tramit2016/pl136_16.htm

Construído com diversos movimentos e entidades, o PL reúne vozes em defesa da democracia, verdade e memória, confiram apoios: - "Queria congratular-me com Renato Roseno por essa iniciativa. Essa é uma questão das mais relevantes, uma pauta histórica. E que Renato saiba: ele tem nosso apoio nessa iniciativa louvável, essa pauta tem força, vamos nos mobilizar, ir contra essa onda de conservadorismo que avança nos dias atuais", afirma Mário Albuquerque.

"Esse PL representa uma luta histórica nossa. Que ele consiga ser aprovado e transforme os nossos logradouros, tirem os nomes dos ditadores e homenageiem sim os nossos heróis. E estamos, inclusive, formando um Grupo de Trabalho (GT) com essa mesma meta, esse um projeto é de muita importância para o nosso povo, para combater essa memória da ditadura que simplesmente colocou uma tampa em cima da história. E é importante, mais do que nunca, termos uma resistência", diz o presidente da Associação 64/68 Anistia, Honório Silva.

"Além de atender a uma das recomendações do relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), retoma a longa caminhada que vem sendo feito para consolidar a democracia no Brasil. Em tempos como o que vivemos, com um golpe civil acontecendo é uma tomada de fôlego para continuar caminhando, fazendo das lutas diárias uma construção de uma pais mais igualitário. Claro, que para além de proibir as nomeações, ressignificar os logradouros e equipamentos que de algum modo evocam essa memória para que esta história seja contada e a população possa refletir sobre este passado que esta tão presente em nossos dias para que não se esqueça e nunca mais aconteça.", afirma Marquinhos Abu, Coletivo Aparecidos Políticos.

Foto: Coletivo Aparecidos Políticos - Baixe o mapa em alta resolução: http://www.aparecidospoliticos.com.br/wp-content/uploads/2016/06/11.jpeg

Áreas de atuação: Democracia