Projeto quer homenagear professor Gilmar de Carvalho com nome na Biblioteca Pública

04/05/21 12:00

A Biblioteca Pública do Estado poderá passar a se chamar Biblioteca Professor Gilmar de Carvalho. A proposta é do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que apresentou projeto de lei sobre o tema na Assembleia Legislativa. Jornalista, escritor e pesquisador da cultura cearense, Gilmar de Carvalho (Sobral, 1949 - Fortaleza, 2021) foi um dos mais destacados intelectuais do nosso estado e faleceu aos 71 anos no último dia 17 de abril, vitimado pela Covid-19, depois de lutar por mais de 15 dias pela vida numa Unidade de Terapia Intensiva.

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, ele era professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, instituição à qual serviu por mais de três décadas nos cursos de Comunicação Social e Sociologia, onde era integrante do Programa de Pós-Graduação. "Foi um intelectual que inspirou centenas de alunos e produziu importantes estudos e pesquisas sobre o universo das tradições culturais cearenses, em suas mais variadas dimensões", defende Renato.

Como estudioso da nossa cultura popular, Gilmar abordou temas como a obra de Patativa do Assaré e a tradição da rabeca cearense, além de desenvolver pesquisas em ateliês xilográficos da região do Cariri, como a Lira Nordestina em Juazeiro do Norte, acompanhando a produção de várias edições de livros de cordel, álbuns de gravuras e matrizes. "Reconhecendo, então, sua importância em nosso ambiente artístico e intelectual, bem como sua profunda relação com as letras cearenses – além de seu incansável compromisso com a pesquisa sobre nossa cultura popular -, apresentamos este projeto de lei propondo uma nova denominação para a Biblioteca Pública do Estado do Ceará, que passaria a se chamar Professor Gilmar de Carvalho", explica Renato. (Texto: Felipe Araújo / Foto: Divulgação)

Áreas de atuação: Cultura