Agora vai? Reforma da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel em compasso de espera

10/03/15 14:24

Prédio da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel

A assinatura da Ordem de Serviço para o início da reforma da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel agora tem data. O secretário da Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio, anunciou na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 10 de março, que o governador Camilo Santana vai assinar a Ordem de Serviço na próxima quinta-feira, 12 de março, Dia do Bibliotecário.

Equipamento de maior acervo bibliográfico do Estado, a Biblioteca Pública está fechada para atendimento ao público desde 24 de fevereiro de 2014, portanto, há mais de um ano. Antes do anúncio da assinatura da Ordem de Serviço, o deputado Renato Roseno já havia questionado duas vezes em plenário a suspensão do atendimento, sem que as obras tenham sido sequer iniciadas.

O secretário da Cultura do Estado também comunicou que o acervo da Biblioteca Pública será transferido para galpões da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), no Centro de Fortaleza, permitindo que os interessados voltem a consultar o material. O equipamento reúne um acervo de aproximadamente 115 mil volumes, incluindo uma coleção de mais de dez mil obras raras.

Criada em 25 de março de 1867 como Biblioteca Provincial do Ceará, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel está hoje integrada arquitetonicamente ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A reforma no equipamento prevê intervenções nas instalações prediais, hidráulicas, sanitárias, elétricas e de climatização, além de obras de acessibilidade. De acordo com a Secretaria da Cultura do Estado, todo o forro será removido, os banheiros renovados e a fiação elétrica substituída.

Áreas de atuação: Cultura, Educação