Renato defende a valorização dos servidores da educação e pede diálogo aberto com o governo

27/03/24 12:21

Em um pronunciamento, nesta quarta-feira (27), o deputado estadual Renato Roseno (Psol) ressaltou a importância da educação como instrumento de mobilidade social e pediu que o governo abra os canais de diálogo com a categoria. O parlamentar reforçou ainda a desigualdade estrutural que permeia a sociedade e como a educação, por experiência própria, contribui para a transposição dos limites conjunturais.

Na defesa dos servidores da educação, desde o pessoal da portaria e da merenda até os professores dos níveis básico e superior, o deputado enfatizou a mobilização dos sindicatos de ensino superior do Estado — UVA, URCA e UECE — e dos professores – APEOC - , que estão se organizando para paralisar as atividades em protesto pela falta de negociação com o governo. “As entidades sindicais merecem respeito!”, exclamou Roseno, ratificando o pedido por diálogo aberto e respeitoso.

A valorização de todas as categorias envolvidas na educação é uma pauta recorrente do mandato popular de Roseno. O deputado defende a necessidade de investimentos não só na infraestrutura física das escolas e na política educacional, mas também, e principalmente, na carreira docente. “Investir na carreira docente é primordial”, afirmou, destacando a Assembleia realizada pela categoria de professores da educação básica no dia anterior, com indicativo de greve, como um sinal urgente da necessidade de diálogo.

A recomposição salarial, respeito a data-base, desoneração dos aposentados da educação e a ampliação das gratificações são as pautas comuns na categoria. Roseno salientou a luta pela PVR dos doutores como essencial para a valorização dos professores e lembrou que os aposentados da educação também precisam ser considerados e desonerados.

O apelo do deputado por um canal aberto de diálogo entre o governo e os servidores da educação reflete uma compreensão profunda das demandas da categoria e um compromisso com a construção de uma sociedade que, verdadeiramente, tem a educação como prioridade. E mais, a educação, na visão de Roseno, é o alicerce sobre o qual se deve construir o futuro do Ceará, e valorizar aqueles que dedicam suas vidas a ensinar é o primeiro passo para realizar essa visão.

O pronunciamento de Renato Roseno é um chamado à ação para todos os envolvidos na gestão pública e na comunidade educacional, destacando a urgência de reconhecer e atender às necessidades dos servidores da educação para garantir o direito à educação de qualidade para todos.

Emenda que garante a data-base foi rejeitada

Diante do anúncio feito pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), sobre o reajuste salarial de 5,62% para os servidores estaduais em 2024, o deputado estadual Renato Roseno apresentou, no último dia 20, uma emenda à mensagem governamental, destacando a importância do respeito à data-base legal em janeiro para a concessão de reajustes aos servidores públicos do estado. A nossa iniciativa, infelizmente, foi rejeitada.

Áreas de atuação: Educação