Renato discute demandas de profissionais da educação com secretária estadual

03/09/21 09:00

Na manhã desta quinta-feira (2), o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) se reuniu com a secretária de educação do estado, Eliana Nunes Estrela, para tratar de demandas de professores, alunos e profissionais da área. Na pauta, o parlamentar apresentou cobranças feitas pelos educadores sobre temas como a situação dos professores temporários, o ritmo de convocação dos aprovados no concurso de 2018 e os pedidos de afastamento para estudos por parte dos profissionais que querem cursar mestrado e doutorado.

"Fomos recebidos pela secretária para tratar de demandas que nosso mandato vem recebendo em audiências públicas, reuniões e pelas redes sociais. Eliana apresentou algumas providências que estão sendo encaminhadas pela Seduc e se comprometeu a retomar o diálogo sobre alguns pontos em novas reuniões que serão realizadas até o fim do ano", explicou Renato. "Nosso mandato vem acompanhando as políticas da área e vai continuar procurando criar canais de diálogo como forma de garantir melhores condições de trabalho aos profissionais da área e o fortalecimento da educação pública".

Confira alguns temas da reunião

Seleção para contrato temporário - Dezenas de profissionais tiveram seus contratos encerrados ou carga horária reduzida durante a pandemia. Segundo a secretária, o edital para a nova seleção está sendo finalizado este mês.

Afastamento para estudos - A secretária informou que os professores interessados em se afastar para realizar cursos de mestrado e doutorado poderão apresentar declaração com a devida justificativa. A Seduc vai enviar as requisições para análise da PGE.

Retorno presencial-híbrido - 250 escolas estaduais estão retomando as atividades no modelo presencial-híbrido. Segundo a secretária, todas com a estrutura física adequada. No entanto, não há previsão para a entrega de todos os tablets para os professores e diretores por problemas com a empresa produtora dos equipamentos.

Atendimento psicossocial nas escolas - Secretaria está desenvolvendo um plano sobre o assunto e uma nova reunião será agendada até o fim do ano.

Áreas de atuação: Educação