Aprovadas homenagens Izaíra Silvino e Gilmar de Carvalho

21/12/21 14:56

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta terça-feira (22) projetos de lei de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) que prestam homenagem a dois importantes nomes das artes e da cultura cearense, os professores Gilmar de Carvalho e Izaíra Silvino. O primeiro projeto (PL 397/2021), apresentado em coautoria com o deputado estadual Guilherme Sampaio, denomina de Professor Gilmar de Carvalho o Museu de Arte Popular dos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará. Já a segunda proposição (PL 425/2021) passa a chamar o foyer do Theatro José de Alencar (TJA) de Sala Izaíra Silvino.

GILMAR - O jornalista, escritor e pesquisador da cultura cearense Gilmar de Carvalho (Sobral, 1949 - Fortaleza, 2021) foi um dos mais destacados intelectuais do nosso estado. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, era professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, instituição à qual serviu por mais de três décadas formando centenas de alunos e produzindo importantes estudos e pesquisas que ajudaram a traduzir e dar visibilidade ao universo das tradições culturais cearenses em suas mais variadas dimensões.

Texto alternativo

"Reconhecendo, então, sua importância em nosso ambiente artístico e intelectual, bem como sua profunda relação com a história e a memória, além de seu incansável compromisso com a pesquisa sobre nossa cultura popular, apresentamos este projeto de lei propondo que o Museu de Arte Popular dos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará seja denominado de Museu Professor Gilmar de Carvalho", explica Renato Roseno. O novo equipamento será implantado pela Secretaria de Cultura (Secult) no antigo Museu de Arte e Cultura Popular, localizado no prédio da antiga Emcetur, no Centro de Fortaleza.

IZAÍRA - A professora Izaira Silvino foi uma figura importante do movimento coralista de Fortaleza, que teve o seu auge na década de 1980. Entre 1981 e 1989, e foi regente do coral da UFC. Como regente, prezou pela valorização da música brasileira, especialmente a nordestina; e também foi uma militante da multiplicação dos corais pelo estado, ajudando, inclusive, a fundamentar a proposta pedagógica que hoje embasa a formação de professores de música da UFC. “Mergulho na música e não morro afogada. Essa sou eu: Izaíra Silvino. Quando o cearense ganha o mundo, o mundo ganha”, ela costumava dizer.

"Nosso projeto reconhece sua importância em nosso ambiente artístico e acadêmico, bem como sua profunda relação com a música cearense – além de seu incansável compromisso com nossas manifestações culturais ligadas ao canto popular", explica Renato. "Por isso, propomos essa nova denominação para o Foyer do Theatro José de Alencar, que passará a se chamar Sala Izaíra Silvino. Trata-se de uma justa homenagem a uma mulher que tanto fez por nossa tradição musical". (Texto: Felipe Araújo / Fotos: Divulgação)

Áreas de atuação: Cultura