Vamos a La Habana no Centro de Fortaleza: Plebeu Gabinete de Leitura convida para feira do livro

13/01/16 14:00

Livros, peças, armários, objetos de arte, quadros, entre outros objetos do Plebeu Gabinete de Leitura

Vamos a La Habana. A afirmação é também um convite. O Plebeu Gabinete de Leitura está de portas abertas nos dias 14 e 15 de janeiro para uma feira do livro, com sebo, música, brechó e objetos de arte. Das 10 às 18 horas, no charmoso espaço dedicado aos livros e à leitura no miolo do Centro de Fortaleza, pertinho da Praça do Ferreira - Rua Floriano Peixoto, 735 - 5º andar.

A pequena feira do livro é uma animação para a grande Feira Internacional do Livro de Havana, que será realizada no período de 11 a 21 de fevereiro de 2016, tendo o Uruguai como país homenageado dessa 25ª edição. O Plebeu Gabinete de Leitura se fará presente à grande festa do livro e da leitura de Cuba. Entre os atrativos da feirinha em Fortaleza que antecede o evento maior em Havana, kits de livros especiais com a temática da Nuestra América poderão ser conferidos pelos visitantes.

A Feira Internacional do Livro de Havana teve, em 2015, mais de 850 lançamentos editoriais, segundo os organizadores, que estimaram também uma circulação de cinco milhões de exemplares nos dez dias de duração do evento e um incremento de 17% na produção de livros desde a edição de 2014. A 24ª edição da feira homenageou a Índia, primeiro país da Ásia convidado para o evento.

Dedicada a promover o melhor da literatura nacional e estrangeira, a Feira Internacional do Livro de Havana é considerada o maior evento cultural da ilha. A espetacular Fortaleza de San Carlos de La Cabana, construída no século XVIII, se transforma a cada ano numa grande livraria ao ar livre.

O Plebeu Gabinete de Leitura reúne um acervo de 12 mil livros e centenas de documentos para leitura pública, boa parte dele oriunda da coleção particular da historiadora Adelaide Gonçalves, idealizadora do espaço, inaugurado em 1º de maio de 2012 e que reúne livros de história, geografia e literatura brasileira e estrangeira, inclusive algumas obras raras. Como define, em uma rede social, uma visitante do Plebeu, trata-se de "um pequeno oásis no Centro de Fortaleza, deleite para amantes da leitura, história e encantamento em cada detalhe" ou, sucintamente, "uma bela viagem", a viagem por tantos mundos que só a leitura permite.

Áreas de atuação: Cultura, Educação