Lei impede prática de preços abusivos de insumos para o combate à pandemia

20/05/20 12:30

Entrou em vigor a lei de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) que prevê medidas importantes para períodos de emergência sanitária. Sancionada pelo governador no último dia 19, a lei nº 17.212/20 proíbe que os comércios coloquem preços abusivos em insumos relativos à proteção da população e determina ainda que os estabelecimentos abertos ao público deverão fornecer meios de higienização para conter a propagação de doenças.

Áreas de atuação: Saúde

Manifestações dirigidas à AL pedem punição de André Fernandes por divulgação de fake news

20/05/20 11:57

Em abaixo-assinado, um grupo de cerca de 100 médicos defende a cassação do mandato do parlamentar. Já em representação dirigida ao Conselho de Ética, o PSOL pede a instauração de processo disciplinar com as devidas sanções.

Áreas de atuação: Saúde

Carta aberta pela manutenção da vida dentro e fora do terreiro

19/05/20 22:00

Na semana passada, nosso mandato lançou a campanha “O isolamento em defesa da saúde; a fé em defesa da vida”. Líderes religiosos de diversos credos deram seus testemunhos de fé e de amor ao próximo e reforçaram a necessidade de isolamento social como forma de prevenção do Covid-19. Sobre o tema, a Iyalorisa Valéria ty Logun Edé se manifestou através da “Carta aberta pela manutenção da vida dentro e fora do terreiro”.

Áreas de atuação: Saúde

18 de maio: lei de Renato Roseno criou o Dia Estadual da Luta Antimanicomial

18/05/20 12:42

Desde o ano passado, o 18 de maio faz parte do calendário oficial do Ceará como Dia Estadual da Luta Antimanicomial! A lei nº 16.938/19, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), reproduz no estado as comemorações e debates do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data faz referência à 1ª Conferência Nacional de Saúde Mental, realizada em 1987, que foi um marco histórico na psiquiatria brasileira e organizou os anseios da sociedade por uma Reforma Psiquiátrica no Brasil.

Áreas de atuação: Saúde

Crise do coronavírus no Ceará: um balanço das iniciativas do nosso mandato

14/05/20 15:00

Desde o início da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus, nosso mandato tem atuado no sentido de apresentar e fortalecer iniciativas voltadas à proteção social e às garantias fundamentais da população. Em particular, das pessoas mais vulneráveis nesse contexto de isolamento social e de categorias profissionais impactadas mais diretamente pela pandemia

Áreas de atuação: Saúde

Movimentos populares pedem mais rigor contra o coronavírus no Ceará e exigem lockdown

05/05/20 15:16

Movimentos e organizações populares do campo e da cidade enviaram, nessa terça-feira (05), ao governador Camilo Santana (PT), a carta manifesto “Ceará pela Vida”. O documento aponta questões políticas, econômicas e sociais que se mostraram ainda mais frágeis com o avanço da crise sanitária. O PSOL-CE é um dos signatários da carta.

Áreas de atuação: Saúde

Assembleia aprova medidas de atenção às populações vulneráveis durante pandemia

30/04/20 17:02

A Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quinta-feira (30) o projeto de lei 64/2020, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que institui medidas de atenção às populações vulneráveis em situações de emergências sanitárias ocasionadas por epidemias. Muitos pontos do texto original acabaram sendo cortados pela liderança do governo na Casa.

Áreas de atuação: Saúde

Renato pede providências sobre situação de alunos e professores das universidades estaduais

30/04/20 15:46

Requerimentos de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) aprovados na sessão virtual desta quinta-feira (30) pedem providências sobre a situação de alunos e professores das universidades estaduais.

Áreas de atuação: Saúde

Políticas adotadas por Bolsonaro ameaçam milhões de brasileiros, denuncia ONU

30/04/20 10:26

Especialistas em direitos humanos da ONU disseram que o Brasil deveria abandonar imediatamente políticas de austeridade mal orientadas que estão colocando vidas em risco e aumentar os gastos para combater a desigualdade e a pobreza exacerbada pela pandemia da COVID-19

Áreas de atuação: Saúde

Crise do coronavírus: combater a desinformação para defender a vida

29/04/20 12:14

A desinformação tem sido uma arma fundamental para a extrema-direita na atual disputa de hegemonia política no mundo. Ela se tornou um instrumento de ataque às bases democráticas e passou a se configurar como uma grave violação aos direitos humanos. A avaliação é do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que na noite da última terça-feira (28), participou da live “Combater a desinformação para defender a vida!”.

Áreas de atuação: Saúde