Boletim Informativo #1 de 2018

05/03/18 11:23

Nestor Bezerra é o primeiro "peão" a assumir mandato na AL em 70 anos

Texto alternativo

"Olhou em torno: gamela Banco, enxerga, caldeirão Vidro, parede, janela Casa, cidade, nação! / Tudo, tudo o que existia / Era ele quem o fazia / Ele, um humilde operário / Um operário que sabia / Exercer a profissão". Os versos do monumental poema "Operário em Construção", de Vinícius de Moraes, escrito em 1956, ilustram o orgulho e a emoção que tomaram conta de todos e todas que fazem o PSOL e a Frente de Esquerda no Ceará quando Nestor Bezerra assumiu seu mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa na manhã de quinta-feira, 22 de fevereiro. Operário da construção civil e importante liderança dentro do sindicato da categoria, Nestor é o primeiro "peão" a ocupar um mandato na Assembleia em mais de 70 anos. Ele assumiu o cargo em razão da licença de Renato Roseno, que se afastará do parlamento durante os próximos 120 dias para tratar de assuntos particulares.

Saiba mais>>

Solidariedade aos professores e professoras de Icó

Texto alternativo

Em pronunciamento no plenário da Assembleia no dia 21, Renato Roseno manifestou repúdio às agressões sofridas na última segunda-feira (19) por professores e professoras no município de Icó, no região Centro-Sul do Estado. Os servidores municipais se manifestavam contra uma absurda redução de salários sofrida pela categoria (metade dos vencimentos) e foram duramente reprimidos pela PM - inclusive com ameaças pessoais por parte de um policial militar.

“Nós condenamos essa agressão ao mesmo tempo em que nos solidarizamos com os professores e professoras. Esperamos que a prefeita Laís abra uma negociação com a categoria e retire essa proposta de redução de salários. Nós vamos nos dirigir às instâncias oficiais, Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública, Ministério Público e ao próprio secretário de segurança do Estado para cobrar a apuração das responsabilidades criminais, civis e administrativas dos envolvidos nesse episódio”, declarou.

Saiba mais>>

Sonia Guajajara: "Não há como separar as lutas do campo e da cidade"

Texto alternativo

"Não tem como separar a luta do campo e a luta da cidade". A frase é da líder indígena maranhense Sonia Guajajara, que participou em Fortaleza, na sexta-feira (23), do debate "Luta indígena: água e territórios", na Assembleia Legislativa. Representante da Articulação dos Povos Indígenas e pré-candidata a presidência da República, Sonia veio ao Ceará a convite do mandato do deputado Renato Roseno, em parceria com o setorial ecossocialista Zé Maria do Tomé, do PSOL cearense.

"O vento que chega aqui na cidade depende da luta que a gente faz lá no campo. E é uma luta que a gente faz naturalmente, simplesmente com o nosso próprio meio de vida", afirmou Sonia. Junto com representantes de etnias indígenas cearenses, Guajajara denunciou o recrudescimento dos conflitos nos territórios e a ofensiva sobre os direitos em curso no Brasil e, em particular, no Ceará, estado em que apenas duas etnias conseguiram a demarcação de terras.

Saiba mais>>

//// ACONTECEU

Governo insiste no caminho errado na área de segurança, denuncia Renato

O que o governador Camilo Santana apresentou como “plano estadual de segurança pública” é, na verdade, apenas o plano de ação elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública para o programa Ceará Pacífico - e divulgado em dezembro do ano passado. "Há uma diferença gigantesca, operacional, conceitual, entre aquilo que se diz e aquilo que se faz. Nós estamos no último ano de governo e ainda não nos foi entregue um plano estadual", cobrou o Renato. "Não há um conjunto estratégico de curto, médio e longo prazo para inteligência, investimentos de promoção de base territorial e prevenção".

Saiba mais>>

Todo apoio e solidariedade à luta do povo Anacé

Texto alternativo

Na noite do dia 7 de fevereiro, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) participou da plenária de apoio e solidariedade ao povo Anacé. O encontro aconteceu na Faculdade de Direito da UFC e reuniu várias organizações, movimentos e ativistas socioambientais. O povo Anacé está na linha de frente da luta ecossocialista em defesa não somente da água, mas também do ambiente e do clima no Ceará.

Saiba mais em>>

Editorial: crônica de uma chacina anunciada

Texto alternativo

"Ato isolado", diz o governo estadual, tentando dissimular uma realidade que nos marca hoje. Quem acompanha as políticas públicas no Ceará sabe que isso é consequência. As crises se sucedem e as "soluções miraculosas", idem. Em geral, propostas de forte apelo público, pouca reflexão, ausência de planejamento e regularidade, quase nenhuma intersetorialidade. O Ceará conta com sociedade civil, trabalhadores civis e militares e pesquisadores de universidades que se debruçam sobre esse desafio seriamente. Alguns desenhos de políticas foram inclusive muito bem elaborados. Mas não há implementação ou, quando há, não há escala. É miúdo. No geral, resta a resposta do mais do mesmo.

Saiba mais>>

Conferência cidadã marca lançamento de pré-candidatura de Boulos e Sonia

Texto alternativo

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras sem-teto, indígenas, intelectuais, artistas e militantes dos movimentos sociais e do PSOL participaram, na noite do último sábado (3), em São Paulo, da Conferência Cidadã. O evento marcou o lançamento da pré-candidatura de Guilherme Boulos à presidência da República nas eleições deste ano. Coordenador nacional do MTST, Boulos terá como vice a líder indígena maranhense Sonia Guajajara.

Saiba mais>>