Nestor Bezerra é o primeiro "peão" a assumir mandato na AL em 70 anos

22/02/18 17:27

"(...) Que o operário faz a coisa / E a coisa faz o operário. / De forma que, certo dia / À mesa, ao cortar o pão / O operário foi tomado / De uma súbita emoção / Ao constatar assombrado / Que tudo naquela mesa – Garrafa, prato, facão – / Era ele quem os fazia / Ele, um humilde operário, / Um operário em construção. / Olhou em torno: gamela Banco, enxerga, caldeirão Vidro, parede, janela Casa, cidade, nação! / Tudo, tudo o que existia / Era ele quem o fazia / Ele, um humilde operário / Um operário que sabia / Exercer a profissão".

Os versos do monumental poema "Operário em Construção", de Vinícius de Moraes, escrito em 1956, ilustra o orgulho e a emoção que tomou conta de todos e todas que fazem o PSOL e a Frente de Esquerda no Ceará quando Nestor Bezerra assumiu seu mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 22. Operário da construção civil e importante liderança dentro do sindicato da categoria, Nestor é o primeiro "peão" a ocupar um mandato na Assembleia em mais de 70 anos. Ele assumiu o cargo em razão da licença de Renato Roseno, que se afastará do parlamento durante os próximos 120 dias para tratar de assuntos particulares.

"Hoje, sob intensa chuva, operários da construção civil levaram seu representante e companheiro de todos nós, Nestor Bezerra, às portas da Assembleia Legislativa do Ceará para sua posse como deputado estadual do PSOL 50, em razão do início da minha licença", declarou Renato. "Fico imensamente feliz em partilhar desse momento. Todos sabemos como é difícil no Brasil a classe trabalhadora ocupar esses lugares, sobretudo, quando se mantém firme na defesa de um programa socialista, de equidade, democracia e justiça. Vai firme, Nestor! Estamos juntos".

Texto alternativo

Para Renato, Nestor Bezerra dará uma nova “energia à política”, porque “a política não pode ser uma instância de acordos dos gabinetes”. Por isso, defende, é importante defender uma maior ocupação do parlamento pela classe trabalhadora. “Nós compreendemos que as mudanças da história só podem ser efetivadas pelos sujeitos sociais, que se transformam auto organizadamente em sujeitos políticos. A mulher trabalhadora, o camponês, o sem-terra, o sem-teto, o indígenas, o LGBT, o trabalhador industrial, aqueles que constroem a riqueza deste País quando tomam consciência da sua condição resolvem adentrar a política, fazem história”, afirmou.

Esta é a segunda vez, na história do Ceará, que um trabalhador da construção civil assume o cargo de deputado estadual. A primeira vez foi em 1947, quando o pedreiro José Marinho de Vasconcelos (PCB) compôs a bancada comunista na Assembleia cearense. Mais de 70 anos depois, uma das maiores e mais fortes em tradição de luta dentre as categorias profissionais atuantes no estado voltará a ter um representante na AL.

[+] Vídeo: Confira a saudação de Renato a Nestor Bezerra

Áreas de atuação: Política