Índigenas ocupam sede da Funai em Fortaleza

04/04/17 15:20

Na manhã desta terça-feira, Renato Roseno visitou os ocupantes da sede da Coordenação Regional Nordeste II, da Fundação Nacional do Índio (Funai) do Ceará. Os manifestantes são originários de 14 povos indígenas cearenses e protestam contra a nomeação de Tanúsia Maria Vieira como coordenadora da Regional Nordeste II, que se deu através de indicação política e sem consulta às comunidades.

Segundo as lideranças do movimento, a indicação não atende aos interesses dos índios, mas de latifundiários e posseiros. "Uma indicação para uma pasta complexa como essa deve ser discutida, até porque essa pasta deveria ser independente dos interesses econômicos", defendeu Renato, que também prestou solidariedade aos indígenas em seu pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa. "Os povos indígenas devem ser respeitados na sua voz e na sua condição de sujeitos com direito constitucional à terra, ao território e à memória", afirmou.

Os manifestantes também questionam a extinção de cargos no órgão. Cerca de 340 cargos foram extintos por decreto no último dia 24. Segundo os manifestantes, a Funai já está com um déficit que chega a 6 mil servidores. A Regional Nordeste II é responsável pela gestão do órgão nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Indígenas