Açude Banabuiú está com apenas 0,88% da capacidade de armazenamento. Mandato conversa com moradores

12/09/15 15:28

Grupo de pessoas conversam em alpendre de casa

O mandato do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) continua a caminhada pelo interior do Ceará, conhecendo realidades, construindo diálogos e solidariedades. Neste sábado (12) foi dia de estar na Comunidade da Penha, Distrito de Laranjeiras, em Banabuiú, a 214,3 quilômetros de Fortaleza. O parlamentar e os assessores foram recebidos no alpendre da Dona Santelms e do Seu Tonhão para uma conversa sobre a crise hídrica e a má gestão das águas no município. O reservatório que abastece a população está com apenas 0,88% da capacidade de armazenamento.

"Debatemos os impactos negativos dos erros da gestão de recursos hídricos do Açude Banabuiú. Houve vazão perdulária nos últimos anos, sobretudo para abastecer o agronegócio. Os pequenos agricultores cobram com justeza a reparação desse erro. Viemos a convite de nosso companheiro Emerson Parente que anima o PSOL em Banabuiú", relata o deputado. A viagem ao município contou com a presença também dos assessores Antônio Eronilton, Frida Popp, Isabel Cavalcante e Soraya Tupinambá.

Foi a terceira visita do mandato do deputado estadual Renato Roseno a Banabuiú. A primeira ocorreu no dia 16 de maio, quando o deputado esteve no município com o assessor regional para o Sertão Central, Antônio Eronilton, para atividades de formação política, discutindo com filiados ao PSOL as ações do partido no município e apresentando o trabalho que o mandato tem realizado. No mês seguinte, o mandato esteve de volta à cidade, para reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica de Banabuiú. Era 10 de junho e as comunidades no entorno do Açude Banabuiú contavam com apenas 1% da capacidade hídrica do reservatório.

A barragem Arrojado Lisboa, do Açude Banabuiú, começou a ser construída em 1952, mas só foi concluída em 1966. A obra tinha como finalidade principal promover a irrigação das terras do Baixo Jaguaribe, onde se destaca o Projeto de Irrigação Morada Nova. É o terceiro maior reservatório de água do Ceará, com capacidade para 1,7 bilhão de metros cúbicos de água, segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Áreas de atuação: Meio ambiente, Recursos hídricos