Acervo intocável: Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel está fechada há exatamente um ano

24/02/15 14:00

Fachada da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel

"Os livros não matam a fome, não suprimem a miséria, não acabam com as desigualdades e com as injustiças do mundo, mas consolam as almas e fazem-nos sonhar", registrou o poeta brasileiro do período literário parnasiano, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, Olavo Bilac (1865-1918). O que diria o jornalista, contista e também cronista diante de um acervo intocável?

Há exatamente um ano a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, principal equipamento de acervo bibliográfico do Ceará, está fechada. No dia 24 de fevereiro de 2014, o grande centro de conhecimento mantido pelo Governo do Estado suspendia o atendimento ao público para dar início a uma reforma que, um ano depois, ainda nem começou.

"Defendíamos o fechamento parcial, mas isso não aconteceu”, lamentou o deputado Renato Roseno na tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, propondo a reabertura do espaço e o início da reforma o mais brevemente possível. O parlamentar já havia questionado a falta de planejamento do Governo do Estado e de valorização da pasta da Cultura no primeiro dia de votação da nova Assembleia Legislativa do Ceará. No dia 12 de fevereiro, ele denunciou o fechamento do equipamento sem que a reforma tivesse começado.

Entre os espaços mais importantes da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, está o setor de obras raras. Considerado um dos mais importantes acervos do Brasil, o setor guarda as primeiras edições de autores cearenses, como Juvenal Galeno, Antonio Sales, Barão de Studart e Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, além de preciosidades, como três grandes obras da literatura latina, as Éclogas (ou Bucólicas), as Geórgicas e a Eneida, do poeta Virgilio, publicado em latim arcaico na cidade alemã de Nuremberg em 1492.

O setor de iconografia abriga importante coleção de livros de arte, edições de luxo, edições limitadas e/ou comemorativas, enquadradas em alguns critérios de raridade. O setor de periódicos coloca à disposição dos usuários o Diário Oficial do Estado desde 1970, além de jornais, revistas, anais, anuários estatísticos, entre outros documentos.

Criada em 25 de março de 1867 como Biblioteca Provincial do Ceará, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel está hoje integrada arquitetonicamente ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A reforma no equipamento prevê intervenções nas instalações prediais, hidráulicas, sanitárias, elétricas e de climatização, além de obras de acessibilidade. De acordo com a Secretaria da Cultura do Estado, todo o forro será removido, os banheiros renovados e a fiação elétrica substituída.

Áreas de atuação: Cultura, Educação, Fiscalização e controle