Aliança Camilo e Eunício: o mais do mesmo da velha política cearense

21/11/17 14:49

O mais do mesmo da velha política cearense. A aliança entre o governador Camilo Santana, que faz parte do grupo dos Ferreira Gomes; e o grupo do senador Eunício Oliveira, apoiador de primeira hora do golpe que tirou Dilma da presidência da República, é apenas "um grande condomínio de interesses" na "divisão do butim do Estado".

A avaliação é do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que, em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (21), criticou a reaproximação dos dois grupos políticos - que até há pouco eram ferozes adversários na política cearense, mas que selaram novamente uma parceria visando as eleições do ano que vem. Para Renato, o que move essa reaproximação não são objetivos programáticos, mas apenas os interesses na preservação dos nichos de poder no Estado.

"Aliança tem como pressuposto convicções políticas e ideológicas, tem como origem algum programa político. Qual o programa que esses grupos apresentam ao Ceará com essa aliança? Nenhum!", afirmou Renato. "Trata-se apenas de dar segurança ao senador Eunício Oliveira para que ele continue senador por mais oito anos e, ao mesmo tempo, dar segurança aos Ferreira Gomes para que continuem com o governo".

O deputado afirmou que o Ceará vive hoje uma espécie de neoacciolismo, referência à chamada oligarquia dos Accioly, que comandaram o estado durante quase 30 anos na virada do século XIX para o século XX. E lembrou que o PSOL não vai participar desse "convescote do poder", apresentando uma candidatura própria em 2018, como forma de se opor a essas velha lógica oligárquica.

"Nós, do pequenino Psol, teremos nossa candidatura ao governo, faremos aliança com a frente de esquerda, com o PCB e PSTU. Já temos o nosso pré-candidato, o nosso bravo Ailton Lopes, que foi o quinto candidato a vereador mais votado em Fortaleza em 2016 e que fez uma brilhante campanha a governador em 2014", avisou. "Podemos ser uma minoria, mas temos muita altivez e muito orgulho daquilo que nós somos porque não faremos parte deste condomínio neoacciolista que se instalou no Ceará". (Foto: agência Senado)

Confira a íntegra do pronunciamento no link http://bit.ly/2hRRZ3i

Áreas de atuação: Política