Aquasis: 25 anos de atuação em defesa da biodiversidade no Ceará

24/05/19 11:45

A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) – responsável por desenvolver ações e pesquisas para preservação da biodiversidade no Ceará – foi homenageada em sessão solene, nesta quarta-feira (22/05), pelos seus 25 anos de fundação. De iniciativa do deputado Renato Roseno (Psol), o evento ocorreu no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa.

Renato Roseno lamentou que o cenário internacional atual seja tão adverso à promoção da biodiversidade e informou que, segundo a plataforma de políticas científicas da Organização das Nações Unidas (ONU), um milhão de espécies de animais e plantas estão ameaçados de extinção em escala mundial.

“O extermínio em larga escala de espécies não é uma distopia regressiva abstrata. É, lamentavelmente, uma distopia concreta. Está acontecendo sob nossos olhos. Por isso mesmo é tão importante valorizar aqueles e aquelas que abraçaram como missão de vida, como fazer profissional e, sobretudo, como opção ética, social e política o socioambientalismo”, ressaltou.

Para o presidente da Aquasis, Marcílio Maia, é gratificante ver gerações de biólogos comprometidos com a causa ambiental. “Esses 25 anos são de dedicação e suor à conservação dessas espécies, mas são também 25 anos de desenvolvimento e crescimento de pessoas que dedicaram e dedicam suas vidas a transformar esse mundo”, destacou.

Texto alternativo

A vice-presidente da Aquasis, Cristine Pereira Negrão, apresentou alguns dos projetos de maior destaque desenvolvidos pela entidade, ressaltando que a organização possui três frentes de atuação: o Programa de Mamíferos Marinhos (PMM), o Programa de Pesquisa e Conservação de Aves (Paves) e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

Cristine salientou ainda a importância do NEA, explicando que a educação ambiental é uma atividade necessária em todo projeto de conservação. “Não tem como fazer conservação sem envolver a comunidade, não tem como envolver a comunidade sem ter essa interlocução entre pesquisadores e comunidade”, acentuou.

A orientadora da célula de Política da Fauna e Flora da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Flávia Meireles, informou que, além das atividades da própria organização, a Aquasis ainda está presente em grupos de trabalho organizados pela secretaria.

Foram agraciados com homenagens o fundador e diretor de desenvolvimento da Aquasis, Alberto Alves Campos; a sócia-fundadora e vice-presidente da Aquasis, Cristine Pereira Negrão Silva; a coordenadora do Programa de Mamíferos Marinhos da Aquasis (2008 – 2019), Ana Carolina Oliveira de Meirelles; e o coordenador de Resgates da Aquasis, Antônio Carlos Amâncio.

Durante a solenidade, houve ainda apresentação artística das crianças do grupo de percussão musical “Brigada da Natureza”.

Também participou da solenidade o secretário executivo da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Adolfo Viana; a diretora administrativa do Sesc e Senac, Débora Sombra; e o geógrafo e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jeovah Meireles. (Texto: Ascom/AL)

Áreas de atuação: Educação, Meio ambiente