Audiência pública discutiu a situação e o uso do aquífero Jandaíra

22/04/16 08:44

“As águas do Jaguaribe estão todas disponíveis pro agronegócio, e por que não tem água nas torneiras de quem precisa? Se tem água pro agronegócio tem que ter água pro acampamento Zé Maria e as famílias que moram no seu entorno”, afirmou a moradora do acampamento Zé Maria, localizado na região de Limoeiro do Norte, Damiana Bruno. Damiana fez parte da audiência pública realizada nesta quarta-feira (20), para discutir a situação e o uso do aquífero Jandaíra, bacia de água subterrânea que vai do Ceará até o Rio Grande do Norte.

A audiência pública, que fazia parte da programação da Semana Zé Maria do Tomé, começou com uma intervenção dos militantes do MST, lembrando as mortes em razão dos conflitos fundiários no Brasil. Em seguida, vários moradores da região entraram no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, com cartazes e cantando “Terra, Planeta Água”.

Compuseram a mesa o deputado Renato Roseno, Damiana Bruno, Geová Lima, morador de Limoeiro, Maria do Socorro Guimarães, moradora de São Tomé, e o professor do Instituto Federal e militante da Cáritas, Diego Gadelha. Entidades do poder público forma convidadas, tais quais a Superintendência Estadual do Meio Ambiente e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, mas não estiveram presentes. Os participantes da audiência se queixaram da ausência.

A audiência encerou-se com uma homenagem à Zé Maria, líder comunitário assassinado há 6 anos, em Limoeiro. O professor Diego ofereceu sua fala ao líder: “Minha fala de hoje vai em homenagem à Zé Maria, ao acampamento que leva seu nome e a tantos Zés e Marias que continuam a fazer luta e resistência na região da Chapada do Apodi” e uma palavra de ordem, relembrando o assassinato de Zé Maria foi cantada no auditório da Fafidam. “Companheiro Zé Maria, aqui estamos nós já que calaram a sua voz!”.

Nosso mandato participou das ações da VI Semana Zé Maria do Tomé e, como parte da programação, fizemos o lançamento do vídeo “Água pra quem precisa". O vídeo conta com a realização da CÁRITAS DIOCESANA DE LIMOEIRO DO NORTE e do Mandato É Tempo de Resistência (Deputado Estadual Renato Roseno - PSOL), do Nigéria e apoio do Movimento 21 de abril (M21).

Áreas de atuação: Meio ambiente