Audiência pública sobre a regulamentação do Parque do Cocó

06/05/16 09:37

"Nós lutamos muito para defender a criação do Parque do Cocó e não iremos aceitar que em nome da defesa ambiental se cometa injustiça social", defendeu na tarde do dia 6 de maio, o vereador João Alfredo, durante audiência pública sobre a regulamentação do Parque do Cocó.

A audiência foi requerida pelo mandato É Tempo de Resistência, pelo mandato Ecos da Cidade (vereador João Alfredo – PSOL Ceará) e pelo deputado estadual Elmano de Freitas (PT). Uma das questões mais polêmicas da regulamentação do Parque, é a da área da Sabiaguaba. A região, onde fica a foz do rio, já é protegida ambientalmente, mas a proposta apresentada pelo governo a inclui dentro de uma nova área de preservação. A inclusão da Sabiaguaba no perímetro do parque, implica na remoção de 150 famílias – algumas delas moradoras da região há 5 gerações.

“Cuidado pra o que o seu projeto não cometa uma grande injustiça social – o vídeo que o senhor apresentou é muito bonito, com certeza, mas aquele lugar está completamente abandonado pelo poder público. Nós temos insegurança, falta de iluminação - ,mais de um mês sem luz -, coleta de lixo. Peço que você respeite o povo que vive e sobrevive daquele lugar. A comunidade da Sabiaguaba também faz parte da sociedade”, afirmou Eduardo Paranhos, morador da Sabiaguaba.

Estiveram presentes na audiência, moradores da região do Parque do Cocó, coletivos e organizações ambientais, bem como o secretário da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, que apresentou o plano de regularização do Parque; o procurador chefe do Ministério Público Federal e integrante do Fórum do Cocó, Alessander Sales; José Otávio Santos, do Direitos Urbanos; o professor da Universidade Federal do Ceará, Jeovah Meireles; Luiz Cruz, professor da Universidade Estadual do Ceará; Sheila Pitombeira, do Ministério Público do Ceará, entre outros.

Áreas de atuação: Meio ambiente