Audiência discute impacto da retomada das atividades econômicas sobre os idosos

19/08/20 15:00

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa realiza na próxima sexta-feira (21), às 9h, uma audiência pública para discutir o retorno seguro das atividades de grupos de idosos/as no cenário de continuidade da pandemia da Covid-19 no Estado do Ceará. O requerimento para realização da audiência é do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), presidente da comissão.

A audiência vai contar com a participação do secretário de saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, que é presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará.

O objetivo da audiência é discutir os impactos do decreto 33.631, de 20 de junho de 2020, através do qual o Governo do Estado está implementando um Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Comportamentais no Ceará. De acordo com Renato, esse processo de retomada traz algumas preocupações relacionadas às pessoas idosas, especialmente no que se refere às condições de saúde e sociabilidade.

"Importante lembrar que a população idosa no contexto da pandemia é considerada grupo de risco e consequentemente tem sido diretamente mais afetada, representando 77% de pessoas infectadas, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza", explica o deputado.

Também participam do encontro representantes de entidades da sociedade civil e do poder público. Entre elas, o Fórum Cearense de Políticas para o Idoso (FOCEPI), Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI-CE), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza (CMDPI), Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza, Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado e Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Município.

A audiência será transmitida pela TV Assembleia e pelas mídias sociais da Casa. (Texto: Felipe Araújo / Foto: Agência Brasil)

Áreas de atuação: Saúde