Renato denuncia exclusão digital no cadastro da vacinação contra Covid-19

18/06/21 19:00

O deputado Renato Roseno (Psol) enfatizou, no primeiro expediente da sessão plenária híbrida da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (17/06), a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à pandemia e apontou a exclusão digital como entrave para o avanço da vacinação contra Covid-19 no Estado do Ceará.

Áreas de atuação: Saúde

Reunião da CDHC aponta importância de ampliar pesquisa sobre vacinas

18/06/21 17:00

Direcionar recursos para realização de pesquisa sobre efeitos da vacinação contra a Covid-19 em lactantes e ampliar o escopo de vacinação nos municípios cearenses, foram alguns dos encaminhamentos da reunião realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa. O debate atendeu demanda do Movimento de Lactantes pela Vacina.

Áreas de atuação: Saúde

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania oficia CIB sobre prioridade para vacinação de lactantes

10/06/21 10:20

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará enviou, na última sexta-feira (4), ofício à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Secretaria de Saúde do Estado, em nome de seu presidente, o secretário de Saúde Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, solicitando a vacinação de mulheres lactantes e o desenvolvimento de pesquisas, em âmbito estadual, sobre o impacto da amamentação na imunização e proteção dos lactentes.

Áreas de atuação: Saúde

Renato aprova requerimento contra o retorno das aulas presenciais no Ceará

26/05/21 13:00

Em requerimento apresentado e aprovado durante Plenário na última quinta-feira, 20, o deputado Renato Roseno demandou ao governador do Estado, Camilo Santana, que reavalie a autorização para aulas presenciais de todas as séries do Ensino Fundamental, prevista no decreto estadual 34.043, de 24 de abril de 2021.

Áreas de atuação: Saúde

Seminário marca passagem do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

15/05/21 11:54

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará realiza no próximo dia 19 de maio, às 14h, o Seminário "Loucura não se prende: Direitos Humanos e Saúde Mental - Por um Ceará sem Manicômio Judiciário".

Áreas de atuação: Saúde

Proposta de Renato quer incluir gestantes e puérperas no grupo prioritário de vacinação

27/04/21 12:00

Atualmente, o Brasil ocupa o primeiro lugar em mortalidade de pessoas gestantes e puérperas por coronavírus no mundo. Um estudo do International Journal of Gynecology and Obstetrics, intitulado "The Tragedy of COVID-19 in Brazil", aponta para a gravíssima realidade na qual o país se encontra. Por aqui, a mortalidade de pessoas gestantes e puérperas por Covid-19 é, sozinha, equivalente a 77% de todas as mortes do tipo no mundo.

Áreas de atuação: Saúde

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo: ser autista nessa sociedade capacitista

02/04/21 13:33

Artigo sobre o dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, escrito por Alexandre Mapurunga, autista, militante do PSOL/CE, defensor de direitos humanos, trabalha como assessor Técnico da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará e é Diretor Técnico da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça).

Áreas de atuação: Saúde

Assembleia Legislativa autoriza compra de vacinas pelo governo do Estado

17/03/21 12:00

A Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta terça-feira (16), em sessão realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), a autorização para a compra de vacinas contra a Covid realizada de forma direta pelo Estado. De acordo com o projeto de lei 33/21, o governo fica autorizado a celebrar operação contratual para fornecimento de doses da vacina russa Sputnik V. A previsão é de que sejam adquiridas de forma direta 5,87 milhões de doses do imunizante.

Áreas de atuação: Saúde

Um ano de Covid no Ceará: balanço das nossas atividades parlamentares

15/03/21 09:00

Na noite daquele domingo, 15 de março de 2020, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) divulgou uma nota oficial em que anunciava a identificação de três casos positivos de coronavírus (Covid-19) em Fortaleza. Eram dois homens e uma mulher que estiveram em viagem ao exterior nas semanas anteriores. A partir daquela data, o Ceará entrava oficialmente no mapa mundial da pandemia.

Áreas de atuação: Saúde

Mandato e Renap denunciam crimes de Bolsonaro contra a saúde pública durante evento em Tianguá

04/03/21 13:00

Em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (04/03), o deputado estadual Renato Roseno (Psol) afirmou que Jair Bolsonaro cometeu grave crime contra a saúde pública durante a visita que fez ao município de Tianguá, na última sexta-feira. O parlamentar acionou o procurador-geral de Justiça do Estado apure possível crime contra a saúde pública no evento, que provocou aglomerações no município

Áreas de atuação: Saúde