Audiência Pública irá discutir os impactos ambientais do açude do Cedro

04/10/16 15:24

Audiência Pública irá discutir os impactos ambientais do açude do Cedro - Dia 5 de outubro às 14h na Assembleia Legislativa do Ceará.

O histórico Açude do Cedro, em Quixadá, está atualmente com 0,20% da sua capacidade de armazenamento. Com 126 milhões de metros cúbicos de água, o açude vem sofrendo com o avanço de construções urbanas, inclusive de instituições públicas. A especulação imobiliária e a urbanização desregulada também constituem ameaças a sua preservação.

O açude remonta ainda ao período imperial e suas obras foram concluídas em 1906. Além da importância ambiental, o Cedro foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1907 e indicado pelo próprio Instituto para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO).

A Audiência Pública, proposta por moradores e movimento sociais e ambientais foi requerida pelo Deputado Estadual Renato Roseno (PSOL), pretende debater estas problemáticas, conciliando o desenvolvimento econômico necessário com a preservação do patrimônio histórico e natural.

Divulguem e participem!

Áreas de atuação: Meio ambiente