Deputado federal Chico Alencar debate reforma política, participação popular e combate à corrupção

08/05/15 09:18

Deputado federal Chico Alencar exibe cartaz com os dizeres: Empresa não doa, investe

O deputado federal Chico Alencar está em Fortaleza para debater reforma política. Reeleito pelo PSOL do Rio de Janeiro, com 195.964 votos nas eleições de 2014, ele participa de atividades promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará (Sintrajufe-CE) e pelo PSOL do Ceará. ​ Considerado o melhor parlamentar do Brasil por cinco anos consecutivos, no Prêmio Congresso em Foco, e apontado desde 2005, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), como um dos “100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional”, Chico Alencar tem proposto iniciativas para aprimorar o sistema político-eleitoral desde o início de sua trajetória na Câmara dos Deputados. Ele foi eleito deputado federal, pela primeira vez, em 2002, ainda pelo PT, e reeleito em 2006, 2010 e 2014 pelo PSOL. Atualmente é o líder da bancada do partido na Câmara Federal e se candidatou à Presidência da Câmara em 2015.

O tema da reforma política tem sido um debate constante na sociedade brasileira, abalada por escândalos de corrupção, como o que atinge a empresa estatal Petrobras, evidenciando a fragilidade do atual sistema político. No Congresso Nacional, Chico Alencar, como líder do PSOL, é uma das vozes ativas na defesa de uma reforma de caráter democrático, popular e participativo, com o veto ao financiamento empresarial de campanha, contrapondo-se ao grande poder econômico. Uma proposta de reforma política, elaborada por uma comissão especial da Câmara Federal, pode ir a votação até o fim de maio, encaminhada pelo atual presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), podendo aprofundar ainda mais as distorções do atual sistema eleitoral.

Na sexta-feira, 8 de maio, Chico é convidado do seminário "Reforma Política, Participação Popular e Combate à Corrupção", para debate que será realizado no Auditório da Justiça Federal no Ceará, a partir das 14 horas, com a participação de representantes de entidades que integram a "Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas", além do deputado federal cearense Danilo Forte (PMDB) e também do senador pelo Ceará, José Pimentel (PT).

Ainda na sexta-feira, Chico Alencar participa do debate “A nossa saída é pela esquerda: por uma reforma política democrática ”, na sede do PSOL (Avenida Imperador 1397, Centro - Fortaleza). Na mesma ocasião, o parlamentar lança o seu novo livro “A rua, a nação e o sonho – uma reflexão para as novas gerações”, durante o evento que tem início às 19 horas. Ele é professor, formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e lecionou durante mais de duas décadas em colégios da rede pública e particular do Rio de Janeiro.

No sábado, Chico Alencar se junta à militância do PSOL para ocupar a Praça do Ferreira, às 9 horas, e realizar uma “roda de conversa e diálogo popular” intitulada de "PSOL na Praça", sobre reforma política e outra pautas de atuação do partido, assim como apresentar as iniciativas realizadas pelos mandatos do PSOL no Estado do Ceará.

Chico é autor de 32 livros, entre os quais "História da Sociedade Brasileira" (com Marcus Venicio Ribeiro e Lucia Carpi), "Brasil Vivo" (com Marcus Venicio Ribeiro e Claudius), "BR-500" e "Educar na Esperança em Tempos de Desencanto" (com Pablo Gentili), além de infanto-juvenis das coleções Viramundo e Educar nos Valores. Em 2012, lançou “Orações do Coração”, pela editora Vozes, e em 2013 “A Rua, a Nação e o Sonho – uma reflexão paras as novas gerações”, em que analisa a diversidade das pautas e das utopias que tomaram conta das ruas do país em junho daquele ano.

Sistema político-eleitoral por Chico Alencar

Iniciativas do deputado federal Chico Alencar:

2004

Apresenta projeto de lei que fixa limite máximo para os gastos nas campanhas eleitorais.

2010

Em 2010, Chico já alertava sobre o perigo que ronda as campanhas eleitorais: o financiamento desenfreado por parte da iniciativa privada. Naquela época, o parlamentar reividicava uma reforma política para que as eleições fossem um exercício da cidadania e não do poder econômico.

2012

Apresenta projeto para incluir dentre as condutas que atentam contra o decoro parlamentar a contratação de empresas doadoras na campanha eleitoral pelo parlamentar beneficiado e acrescentar obrigação de o parlamentar apresentar lista de doadores de campanha.

2014

No seu 12º ano como deputado federal, Chico ganha o seu 12º prêmio por ser um dos Cabeças do Congresso, ratificando um mandato comprometido com as causas populares, a moralidade pública e a intransigente defesa dos direitos humanos.

Para ler o texto "Reforma política ou formas de marcha à ré na política?", escrito por Chico Alencar, clique aqui

Áreas de atuação: PSOL, Política