Comissão de Direitos Humanos promove encontro com movimentos sociais

21/03/19 13:07

No próximo dia 26 de março, será realizada o III Seminário de Diálogo da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa com os Movimentos Sociais do Ceará. O objetivo é promover um encontro amplo, onde será pensada a luta em defesa dos direitos humanos à luz das demandas de seus diversos protagonistas: pessoas com deficiência, negros, indígenas, quilombolas, mulheres, crianças, movimento LGBT, juventude, idosos, pesquisadores, trabalhadores do setor público e privado, entre tantos outros.

O seminário já havia sido realizado pela comissão em 2015 e 2017 e reafirma o caráter dialógico da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC). Trata-se de um momento de escuta, por parte do colegiado, não só da experiência dos movimentos em suas trincheiras específicas, mas também da avaliação que todos esses protagonistas estão fazendo sobre o cenário político em âmbito nacional e local, bem como as perspectivas das lutas sociais e suas estratégias de atuação.

Estão sendo convidadas dezenas de organizações de defesa dos direitos humanos, o que caracteriza a diversidade dessa luta em nossos dias. A idéia do seminário é justamente dar visibilidade a essa pluralidade de aspirações e a essa variedade de experiências. O seminário acontece às 13h no Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa.

A COMISSÃO - Instituída nos anos 90, a CDHC atende denúncias de violação de direitos nas mais variadas áreas, delibera matérias legislativas, acompanha políticas públicas de promoção de Direitos e impulsiona a educação para cidadania. A partir do atendimento, que é feito pessoalmente ou por telefone, a comissão solicita providências às instituições responsáveis. O colegiado funciona em permanente interlocução com as entidades como forma de abrir espaço para a sociedade civil nas políticas públicas e nas instâncias administrativas do Estado.

Áreas de atuação: Direitos Humanos